Publicado a:
São Tomé e Príncipe perdeu por 10-0 com a Nigéria enquanto a Serra Leoa e a Guiné-Bissau empataram a duas bolas na segunda jornada da fase de grupos de apuramento para o CAN 2023 de futebol.
A segunda jornada da fase de grupos de apuramento para o Campeonato Africano das Nações de 2023 de futebol, que vai decorrer na Costa do Marfim, ficou encerrada nesta segunda-feira 13 de Junho.
Guiné-Bissau empatou com a Serra Leoa
A Guiné-Bissau, que se deveria deslocar à Serra Leoa, disputou o encontro na Guiné-Conacri visto que a Serra Leoa não pode jogar em território nacional por não ter condições para receber jogos internacionais.
A primeira parte do encontro acabou por não trazer nenhum golo e as duas equipas foram para o intervalo com um empate sem golos.
A segunda parte foi mais ‘emocionante’. Em apenas cinco minutos, 47’ e 52’, o avançado guineense, Jorginho, apontou dois golos e colocou os Djurtus em boa posição para arrecadar os três pontos.
No entanto, o jogo complicou-se aos 55 minutos com a expulsão do defesa Saná Gomes.
A Serra Leoa conseguiu aproveitar da vantagem numérica e empatou. Aos 77 minutos, o avançado Augustus Kargbo apontou o primeiro tento, enquanto o avançado Musa Kamara marcou o segundo golo aos 87 minutos.
A Serra Leoa e a Guiné-Bissau empataram a duas bolas. Com este resultado, os Djurtus ocupam o segundo lugar com quatro pontos, a dois do líder, a Nigéria, isto enquanto a Serra Leoa tem apenas um ponto.
São Tomé e Príncipe sofreu derrota pesada
Em Agadir, em Marrocos, São Tomé e Príncipe recebeu a Nigéria e perdeu por 0-10 na segunda jornada da fase de grupos de apuramento para o CAN 2023.
Os golos nigerianos foram apontados pelo avançado Victor Osimhen, que apontou quatro golos – 9’, 48’, 65’ e 84’ -, pelo avançado Terem Moffi, que bisou – 43’ e 60’ -, pelo médio Moses Simon – 28’ -, pelo médio Peter Etebo – 55’ -, pelo avançado Ademola Lookman – 63’ -, e pelo avançado Emmanuel Dennis – 90+2’ -.
Esta vitória da Nigéria tornou-se na maior vitória de sempre dos nigerianos, agora comandados pelo português José Peseiro.
Com este resultado a Nigéria lidera o Grupo A com seis pontos, enquanto os são-tomenses estão no último lugar sem nenhum ponto.
Recorde-se no entanto que a selecção são-tomense foi reintegrada na fase de grupos apenas a 1 de Junho.
A 16 de Maio ficou-se a saber que as Ilhas Maurícias, eliminadas pelos são-tomenses no play-off de acesso à fase de grupos, venceram uma primeira batalha. A CAF aceitou o protesto das Ilhas Maurícias quanto à primeira mão, devido à utilização do avançado Luís Leal, que não teria respeitado as medidas de luta contra a Covid-19.
No entanto, a história não ficou por aqui. A Federação São-Tomense de futebol interpôs recurso… que foi validado a 1 de Junho.
As Ilhas Maurícias estavam preparadas para jogar, mas estão fora da prova, enquanto São Tomé e Príncipe foi reintegrado apenas oito dias antes do primeiro jogo frente à Guiné-Bissau.
Guiné-Bissau derrotou São Tomé e Príncipe na primeira jornada
Em Marrocos, onde os guineenses receberam o encontro, visto que não podem acolher jogos em Bissau, os Djurtus acabaram por derrotar os são-tomenses por 5-1.
A Selecção dos Falcões e Papagaios até abriu o marcador com um tento aos 21 minutos apontado pelo avançado Eba Viegas.
No entanto, os Djurtus reagiram e acabaram por marcar cinco golos. Os médios Alfa Semedo e Zidane Banjaqui, bem como o avançado Jorginho apontaram um golo cada um, enquanto o avançado Zinho Gano marcou dois tentos.
As duas próximas jornadas da fase de apuramento para o CAN 2023 vão decorrer em Setembro.
Crédito: Link de origem



Comentários estão fechados.