Funmilayo Afrobeat Orquestra terá programação online especial no mês de abril

Fotos: José de Holanda

Funmilayo Afrobeat Orquestra

Celebrando dois anos de existência, a Funmilayo Afrobeat Orquestra, primeira banda de afrobeat brasileira formada somente por pessoas negras, mulheres e não binárias, irá realizar uma série de atividades que vão do dia 1º até 22 de abril.

De forma online, o projeto intitulado FunmilayON pretende ocupar as tardes e noites de quinta-feira com duas oficinas: “Do Shekere ao Xequerê” e “Dança com P”. 

A primeira delas contará um pouco sobre a história do agbê, também conhecido como xequerê, instrumento muito comum e importante na música africana e afro-brasileira, ensinando, também, como confeccionar o instrumento utilizando materiais recicláveis como tampas de garrafa PET e galão de água.

Já a oficina “Dança com P” tem o objetivo de trazer o corpo à baila, destacando movimentos usados pelas dançarinas de afrobeat na década de 70,  entremeados com leituras e reflexões.

Além das oficinas, o evento promoverá dois bate-papos. O primeiro, “Reverberações do Afrobeat Nigeriano no Brasil”, com Pedro Rajão, diretor do documentário  “Anikulapo”, e Raphael Amaral, mestre em História pela PUC-SP. 

O segundo, “Vozes do Afrobeat – Conexão Brasil, Chile e Nigéria”, receberá as cantoras Okwei Odili (Nigéria) e Macarena Rozic (Chile).

Para fechar a temporada de atividades, 2 shows somam a agenda: um apresentando repertório mais clássico do afrobeat e outro trazendo uma jam session com performances, intervenções poéticas e mais.  

Nos tópicos de destaque dessa ação, reflexões como a história do afrobeat, a presença de mulheres na música e o impacto do isolamento social e da pandemia nessa trajetória inicial do grupo.


Funmilayo Afrobeat Orquestra terá programação online especial no mês de abril


Comissão da Mulher denuncia violência política de gênero na Câmara Municipal de Florianópolis

29/03 | Politica
Em reunião extraordinária, a Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher e da Promoção da Igualdade de Gênero aprovou na tarde desta segunda-feira (28) uma nota de repúdio contra o ato de ofensa do vereador Maikon Costa (PL), que se dirigiu à vereadora Priscila Fernandes (Podemos) com a frase: ?a senhora se reserve a sua insignificância?, na Sessão do último dia 21 de março.

Morre em Florianópolis o jornalista esportivo Fernando Linhares

29/03 | Comunidade
Com mais de 50 anos dedicados ao jornalismo esportivo, Fernando Linhares da Silva fez história nas rádios CBN, Guarujá, Diário da manhã, Jornal A Verdade e Nereu Ramos. Morreu aos 87 anos em Florianópolis, no Hospital de Caridade, nesta terça-feira 29 de março.

Crédito: Link de origem

- Advertisement -

Comentários estão fechados.