Frelimo agradece “voto de confiança” pelos resultados nas autárquicas

Os resultados provisórios das eleições autárquicas foram anunciados a 26 de Outubro pela Comissão Nacional de Eleições de Moçambique. A Frelimo, partido no poder e vencedor das eleições em 64 das 65 autarquias do país, agradeceu pelo “voto de confiança” e felicitou o MDM pela vitória na cidade da Beira. 

Publicado a:

2 min

Os resultados provisórios das eleições autárquicas foram anunciados a 26 de Outubro pela Comissão Nacional de Eleições de Moçambique. A Frelimo, partido no poder, venceu em 64 das 65 autarquias, enquanto o MDM, terceiro maior partido, ganhou apenas na Beira. 

Pouco depois do anúncio dos resultados, durante uma conferência de imprensa em Maputo, o secretário-geral do partido, Roque Silva, mostrou-se confiante e consciente de que os resultados são ainda provisórios:  

Estamos conscientes de que o processo de confirmação de resultados ainda não terminou. Caberá ao Conselho Constitucional a proclamação de resultados, mas também temos consciência de que ainda há processos que correm tramites em tribunais e no Conselho Constitucional (CC).

A Frelimo continuará a aguardar com muita serenidade pelo desfecho desses processos e, tal como sempre temos dito, respeitaremos as decisões que forem tomadas pelas instituições competentes.

Queremos agradecer a todos aqueles que depositaram o seu voto de confiança à Frelimo. 

Roque Silva aproveitou para “felicitar o partido MDM” pela vitória na cidade da Beira, adiantando que a Frelimo dará a sua “contribuição na assembleia muncipal” desta cidade: 

Quero aproveitar esta oportunidade para felicitar ao partido MDM pela vitória alcançada na cidade da Beira. Reconhecemos o resultados das eleições. Como Frelimo, daremos a nossa contribuição na Assembleia Municipal, de modo a permitir que os programas de desenvolvimento na cidade da Beira possa contribuir para a solução dos problemas da população da cidade da Beira. 

Os resultados do escrutínio, fortemente contestados pela oposição, ainda terão de ser validados e proclamados pelo Conselho Constitucional, máximo órgão judicial eleitoral do país.

A Renamo apelou à população para manifestar e “parar tudo” hoje, 27 de Outubro, protestando contra o “homicídio da democracia”, face ao anúncio de vitória eleitoral da Frelimo em praticamente todos os municípios do país.

Crédito: Link de origem

- Advertisement -

Comentários estão fechados.