Fran Navarro em Portugal à boleia de Pote – FC Porto

Período em que os rivais coincidiram no Valencia decisivo para chegada de Navarro ao nosso país



• Foto: FC Porto



Se Pedro Gonçalves não tivesse passado pelo Valencia, eventualmente Fran Navarro nunca teria chegado ao FC Porto. A premissa deste texto é, pelo menos, provável, mas isso, claro, nunca o saberemos. Certo é que o primeiro reforço dos dragões para 2023/24 como que apanhou uma ‘boleia’ do seu agora rival do Sporting rumo ao nosso país, quando os seus destinos se cruzaram, entre 2015 e 2017, nos escalões de formação do clube che. Record conta-lhe a história.

Natural da zona de Valência, Fran Navarro cresceu no futebol com o símbolo do segundo clube mais importante da região ao peito, o Levante. Mas a porta do rival histórico e com ambições superiores viria a abrir-se rapidamente, com o ponta-de-lança desde cedo a garantir um lugar de destaque na cantera che. No verão de 2015, um jovem formado entre Vidago, Chaves e Sp. Braga destacava-se de tal forma no Minho que os espanhóis avançaram para a sua contratação quando acabara de completar 18 anos. Era Pedro Gonçalves, que se juntou a Fran Navarro e nomes como Carlos Soler, Rafa Mir e também Toni Martínez no sul de Espanha.

Integrado na equipa de juniores do Valencia, Pote passou a conviver de perto com Fran Navarro, somando treinos e jogos lado a lado com o agora reforço azul e branco. Foi com o objetivo de acompanhar o mais de perto possível a aventura do avançado português em Valência que Jorge Pires, o seu empresário, passou a viajar de forma assídua à cidade, assistindo aos jogos de Pote… nos quais pontificava também Fran Navarro. O conhecimento das qualidades do espanhol foi-se aprofundando e a verdade é que difícil era não as reconhecer, face ao estatuto de estrela da companhia de que o ponta-de-lança usufruía.

Pedro Gonçalves haveria de sair para o Wolverhampton em 2017, enquanto Fran Navarro continuaria o seu trajeto natural via Valencia B e, pelo meio, com um empréstimo ao Lokeren, da Bélgica.



JUNTOS. Fran Navarro e Pedro Gonçalves partilharam duas temporadas nos juniores do Valencia, entre 2015 e 2017, tendo a oportunidade de jogar lado a lado, como mostra a imagem ao centro, na qual o espanhol surge com o número 9 nas costas, do lado esquerdo, e o português festeja, à direita. Pote haveria de deixar o clube para jogar no Wolverhampton


Do outro lado da fronteira

No final de 2020/21, já com três temporadas cumpridas a tempo inteiro na formação secundária dos espanhóis, Fran Navarro estava preparado para arriscar um outro tipo de aventura na sua carreira e ela haveria de surgir, fruto da proximidade das épocas anteriores, pela mão do empresário de Pedro Gonçalves. Jorge Pires, em associação com o representante espanhol do avançado, encaminhou a transferência de Fran Navarro para o Gil Vicente, onde Tiago Lenho, então diretor desportivo dos galos, também teve um papel decisivo.

O trajeto de Fran Navarro, que agora se conhece, começava a ganhar forma, com Portugal e nomeadamente a 1ª Liga como um palco privilegiado para colocar à prova as suas capacidades. Dois anos volvidos e com 37 golos marcados pelo Gil Vicente, o ponta-de-lança chegou à Invicta para lutar por um lugar na frente de ataque do FC Porto, onde poderia nunca ter chegado se, um dia, não tivesse jogado com Pedro Gonçalves no Valencia…

Duas semanas a afinar o físico

Fran Navarro passará hoje, pela primeira vez, a fazer parte do balneário do FC Porto. Um momento que o espanhol, de 25 anos, aguardava e para o qual se preparou especificamente nas duas últimas semanas. Depois de algum tempo de descanso, o avançado reservou os derradeiros 15 dias de férias para elevar os seus índices físicos, de forma a arrancar a pré-época com os dragões da melhor forma. Depois de terminar a época ao serviço do Gil Vicente, Fran Navarro passou um período de férias no México com a namorada e, depois, recolheu-se na sua Valencia natal na companhia da sua família.



Se Pedro Gonçalves não tivesse passado pelo Valencia, eventualmente Fran Navarro nunca teria chegado ao FC Porto. A premissa deste texto é, pelo menos, provável, mas isso, claro, nunca o saberemos. Certo é que o primeiro …




Por André Monteiro




Crédito: Link de origem

- Advertisement -

Comentários estão fechados.