O Chefe do Estado Maior das Forças Armadas de Cabo Verde, António Duarte Monteiro, alertou para “as limitações que se prendem com o défice do pessoal e obsolescência de meios”. António Duarte Monteiro sublinhou a necessidade de exercício e treino com forças e meios combinados entre os ramos das Forças Armadas.
Publicado a:
2 min
Na reunião anual do Conselho Superior de Comandos, que decorre até esta sexta-feira, na cidade da Praia, o Chefe do Estado Maior das Forças Armadas de Cabo Verde, António Duarte Monteiro, alertou para “as limitações que se prendem com o défice do pessoal e obsolescência de meios” e considerou ser um imperativo insistir nos exercícios de mesas e forças no terreno.
“Ciente da essência da instituição castrense e da sua missão, é imperioso insistir na realização de exercícios tanto de mesas e com forças no terreno a vários níveis, não obstante as limitações que se prendem com o défice do pessoal e obsolescência de meios. Outrossim, fazendo jus à gestão racional dos parcos recursos existentes, ciente dos desafios impostos pela descontinuidade territorial, é fundamental o exercício e o treino com emprego de forças e meios em sistema conjunto e combinado entre os ramos das Forças Armadas”, disse o contra-almirante António Duarte Monteiro.
António Duarte Monteiro realçou que o Centro de Instrução Militar “Zeca Santos”, na ilha de São Vicente, foi dotado de um centro de saúde militar, construído de raiz, para garantir um serviço de saúde de qualidade a todos os recrutas. O centro deverá entrar em funcionamento a 27 de Março.
Por sua vez, a ministra do Estado e da Defesa Nacional, Janine Lélis, disse que em consonância com os compromissos assumidos para garantir a soberania de Cabo Verde e fortalecer o papel das Forças Armadas, este ano será dado seguimento ao plano de acção para a institucionalização da Autoridade Aeronáutica Militar, a regulamentação do Serviço de Saúde Militar e a apresentação de uma proposta de reestruturação do Plano Nacional de Protecção das Infra-estruturas Críticas.
Crédito: Link de origem



Comentários estão fechados.