Fogo: Associação de Diretores Desportivos de Cabo Verde celebra acordo de parceria com congénere espanhola

A ADDCV, que foi institucionalizada em Setembro último com a publicação do extracto da associação no Boletim Oficial, tem como objetivo organizar os exercícios da profissão de dirigentes desportivos, dos seus membros, representando-os, bem como defendendo os seus interesses profissionais a nível nacional e internacional.

O acordo celebrado entre ADDCV e ADDE tem por finalidade estabelecer um quadro de colaboração entre as duas instituições para melhorar o potencial e a qualidade do grupo em Cabo Verde e em Espanha.

O presidente do conselho diretivo da ADDCV, Bruno Teixeira, disse que, com este acordo, as partes pretendem realizar uma troca de experiências desportivas e de gestão, formar e contribuir para o melhor desenvolvimento do futebol em Cabo Verde, bem como no continente africano, esperando da sua congénere da Espanha contar com o reconhecimento e apoio dos profissionais cabo-verdianos.

A ADDCV mostra-se otimista de que projetos de integração social, através de atos e eventos para todo o grupo venham a ser apoiados pela ADDE, assim como a troca de conhecimentos e experiências em planeamento estratégico e organização de competições.

Atividades de investigação, formação e consultoria para promover o desenvolvimento desportivo de ambas as instituições constam do acordo de parceria, integrado num plano abrangente de formação e educação do grupo, que permite o acesso a recursos e programas estratégicos de desenvolvimento e profissionalização, na sua internacionalização através da Federação Internacional de Dirigentes Desportivos (FIDS).

O presidente da ADDCV, Bruno Teixeira, na sua página nas redes sociais, sublinhou que este acordo é, sem dúvida, muito importante para a associação que preside porque permite adquirir mais experiência e aprender todas as técnicas e mecanismos ligados à gestão desportiva, contribuindo ainda mais para o desenvolvimento do sector desportivo, tanto a nível económico como social.

“Este projeto irá reforçar os laços de colaboração e amizade com a ADDE para interligar as instituições do Estado, o sector privado e a Federação, a liga e os clubes de Futebol que praticam e desenvolvem atividades desportivas em Cabo Verde”, escreveu na sua página, sublinhando que, com este acordo, a sua associação quer contribuir com mais profissionalismo e dinâmica para o desporto cabo-verdiano e para elevar o  futebol a um nível superior de desempenho para que possa ser mais respeitado no mercado do futebol.

Por sua vez, o presidente da ADDE, Queco Huerta escreveu na sequência do acordo de parceria, que se está perante um acordo histórico, para a união de dois continentes que contribui para reforçar os laços entre a Europa e África (Espanha a Cabo Verde).

O acordo vai “inspirar milhares de jovens que têm entusiasmo e aspirações na nossa profissão, a partir de um projeto comum, cujo eixo fundamental, desde o impacto que a gestão desportiva, os secretariados técnicos, os olheiros, os analistas, as direções de jovens e as direções gerais de futebol podem ter no desenvolvimento desportivo e social de Cabo Verde”.

Inforpress

Crédito: Link de origem

- Advertisement -

Comentários estão fechados.