Fim-de-semana cultural na Casa de Lamas com exposição etnográfica e apresentação de livros ⋆ RÁDIO ALTO AVE

A Casa Museu Adelino Ângelo vai viver, este fim de semana, uma experiência cultural “riquíssima” com diversas iniciativas programadas.

Hoje, dia 22 de abril, é inaugurada, pelas 17h00, a Exposição Etnográfica “Olhares sobre o Passado de Vieira do Minho”, que vai estar patente ao público na galeria II até setembro, e cujo objectivo passa por dar a conhecer os costumes e vivências de Vieira do Minho e homenagear os artesãos do concelho, que ainda hoje mantêm vivas as tradições de outros tempos.

No sábado, dia 23 de abril, a Casa da Cultura acolhe, pelas 15h00, a sessão pública de apresentação do livro “O Poder do Amor”, de autoria da Vieirense, Sónia Carvalho. Trata-se de uma obra de autobiografia que retrata as vivências, os afetos e as superações desta jovem autora.

No domingo, pelas 18h30, o público poderá assistir, ainda no âmbito das celebrações do 25 de abril, à apresentação pública de mais um livro. Desta feita trata-se da “Biografia de um Militar” de autoria de Franco Charais, Capitão de Abril.

“Biografia de um Militar” de autoria de Franco Charais, Capitão de Abril.

Manuel Ribeiro Franco Charais, nasceu a 24 de fevereiro de 1931, na freguesia de Cedofeita da cidade do Porto, é tenente-general reformado do Exército Português.

Na sua carreira militar prestou serviços na Escola Prática de Artilharia (Vendas Novas), Regimentos de Artilharia (Açores, Figueira da Foz), Bateria de Defesa de Costa (Funchal, Ilha da Madeira), Companhia de Artilharia 178 (Mutarara, Moçambique), Estado-Maior do Exército (4ª e 5ª Repartições), Comando da Zona Militar Leste (Luso, Angola). Em representação do Exército cumpriu missões de serviço, nomeadamente, a frequência do Curso de Armas Gerais (Zaragoza, Espanha), Recolha de Auxiliares de Instrução em Unidades Militares de França, Bélgica, Inglaterra e representou o Estado-Maior do Exército numa reunião na África do Sul.

Frequentou os Cursos de Artilharia na Escola do Exército, os Cursos de Estado-maior (Geral e Complementar) e o Curso de Defesa Nacional

Tem averbado 11 louvores individuais, sendo 2 de General (CEME e 5 de outros oficiais generais; foi agraciado com a Ordem Militar de Avis (Cavaleiro, 1970), com a Grã-Cruz da Ordem da Liberdade (1985), com a Medalha de Ouro de Serviços Distintos (1991), Mérito Militar 2ªclasse, com Palma, (por feitos em campanha) em 1973, Comemorativas das Expedições a Moçambique e das Campanhas de Angola, com as respetivas legendas e pelo Governo de Espanha, com a Cruz de 1ª classe de Mérito Militar com distintivo branco.

Colaborou na redação do Programa do Movimento das Forças Armadas, desempenhou, entre 25 de Abril de 1974 e 1982, funções na Comissão Coordenadora do Programa, no Conselho de Estado, no Conselho da Revolução e, em acumulação, comandou a Região Militar do Centro. Após catorze anos à frente de um projeto de cooperação técnica com Angola, Moçambique, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe, do qual foi fundador, decidiu dedicar-se a tempo inteiro à pintura.

Desde 1995, em exposições individuais, vem mostrando os seus trabalhos nas galerias municipais de Albufeira, Aveiro, Beja, Carvoeiro, Coimbra, Évora, Faro, Lisboa (Padrão dos Descobrimentos, Cervejaria da Trindade, Museu Militar, Associação 25ABRIL), Lagos, Loulé, Parede, Portalegre, Portimão, Porto (Ateneu Comercial, Galeria da CRUARB, Livraria LELLO), Guimarães, Setúbal, Santo Tirso, Sesimbra, Sintra, Silves, Vila Real, Vilamoura, Viena (Áustria), Boston (USA), Bona (Alemanha) e coletivas na Sociedade Nacional das Belas Artes, na ANAP, Palos de La Fronteira, Valência ( Espanha ), Lourdes e Angoulême (França), Japão ( Okinawa) e Barcelona (V Salão Internacional de Artistas Contemporâneos Independentes). Está representado em coleções particulares portuguesas e estrangeiras e nas coleções dos municípios portugueses atrás referidos. Pintor convidado de honra no 1º Salão de Artes Plásticas de Angoulême em França ( 2001).

Autor dos livros O ACASO e a HISTÓRIA e HISTÓRIA VIVA e coautor dos livros BIOGRAFIA de UM MILITAR, AVOS E A 2ª REPÚBLICA, publicados pela editora Âncora.

Crédito: Link de origem

- Advertisement -

Comentários estão fechados.