O músico nigeriano Seun Kuti, filho de Fela Kuti (1938 – 1997), foi detido esta semana por ter agredido fisicamente um agente da autoridade, informou a polícia do estado de Lagos, na Nigéria, na sequência da divulgação de um vídeo. A polícia tinha ordenado a sua detenção no sábado, depois de um vídeo que o mostrava numa estrada a gritar, a empurrar e a esbofetear um polícia, se ter tornado viral nas redes sociais.
Na segunda-feira, Seun Kuti deslocou-se sozinho “à sede da polícia do estado de Lagos, em Ikeja, acompanhado pelo seu advogado e por um representante da sua família”, escreveu o porta-voz da polícia, Benjamin Hundeyin, na sua conta na rede social Twitter, citado pela agência France-Presse. “Foi colocado sob detenção em conformidade com a lei”, afirmou, acrescentando que “a investigação em curso será exaustiva, transparente e conduzida de forma profissional”.
Seun é um dos filhos de Fela Kuti, considerado o rei do afrobeat, conhecido por ter denunciado, também, corrupção das elites, a ditadura e o poder das multinacionais, utilizando a música como arma de intervenção social.
Seun Kuti assumiu a liderança da banda quando o seu pai morreu, em 1997, quando tinha apenas 14 anos. Em 2019, foram nomeados para um prémio Grammy, os ‘Óscares’ da música, na categoria de Melhor Álbum de World Music, com “Black Times”.
Crédito: Link de origem



Comentários estão fechados.