Fernando Pimenta e Maria Inês Barros receberam do Comité Olímpico de Portugal (COP), o “Prêmio de Excelência Esportiva de 2023”, em cerimônia que promoveu o Olimpismo português e condecorou atletas em quatro categorias, além de iniciativas de prática esportiva, clubes e dirigentes.
No principal torneio da temporada, o Mundial de Canoagem 2023, em Duisburgo (Alemanha), Pimenta venceu o K1 1000 e obteve a vaga para Portugal nesta distância para Paris 2024. Com o resultado, tornou-se o primeiro atleta luso tricampeão Mundial em uma disciplina Olímpica. Além disso, ele foi prata no K1 5000 e bronze no K1 500 na mesma competição.
Antes, em maio, durante as etapas da Copa do Mundo, havia faturado três medalhas em Szeged (Hungria) e mais quatro em Poznan (Polônia).
“Fico muito feliz por mais uma vez conseguir este prêmio, a primeira vez que consegui um prêmio do COP foi em 2007, como jovem esperança, e depois a Excelência esportiva com o meu colega Emanuel Silva, pela medalha Olímpica em 2012. Para mim, é sempre muito importante e motivador”, declarou o canoísta em mensagem de vídeo para o Comité Olímpico de Portugal.
Maria Inês Barros teve uma temporada inesquecível. Aos 22 anos de idade, foi ao topo do pódio em competições internacionais do tiro esportivo em quatro ocasiões durante o ano 2023. Na etapa do Chipre da Copa do Mundo, venceu a prova da fossa (trap) por equipes mistas, ao lado de João Paulo Azevedo, com quem voltaria a vencer no Mundial do Cairo, além do título no individual, também na fossa. Em setembro, ganhou o Europeu na mesma disciplina, obtendo para o país uma vaga em Paris 2024.
“Foi um ano de ouro, há muito tempo que trabalhava para este prêmio, que não é só meu, mas de toda a equipe e da comissão técnica que me acompanha”, comentou Maria Inês Barros para a comunicação do COP.
Crédito: Link de origem



Comentários estão fechados.