Equipamentos que podem fazer um avião pousar com segurança em caso de emergência e ferramentas de inteligência artificial (IA) projetadas para ajudar a monitorar ou melhorar nossa saúde e bem-estar estão entre as muitas novas tecnologias em exibição em uma das maiores feiras de tecnologia do mundo.
A CES 2024*, anteriormente conhecida como Feira de Eletrônicos de Consumo, às vezes é chamada de Série Mundial de Inovação, ou World Series of Innovation, em inglês (uma referência ao beisebol, onde a World Series representa o campeonato nacional desse esporte]. Este ano foi realizada de 9 a 12 de janeiro em Las Vegas e contou com 4 mil expositores de todo o mundo apresentando novas tecnologias que podem melhorar nossa vida.
Alguns dos dispositivos deste ano foram concebidos para expandir o acesso digital, diagnosticar ou tratar doenças, ajudar pessoas com deficiência ou simplesmente tornar a vida mais agradável. A expectativa é que cerca de 130 mil profissionais do setor participem.
“A tecnologia está tornando nosso mundo um lugar melhor para viver, literalmente, para milhares de milhões de pessoas, e estamos apenas arranhando a superfície do que é possível”, afirma Gary Shapiro, CEO da Associação de Tecnologia do Consumidor, que organiza o evento anual.
Aqui estão algumas das tecnologias em exibição na CES 2024:
Melhorando a segurança de voo
A Garmin introduziu equipamentos que podem ser adicionados a certos aviões para fazer um pouso seguro caso o piloto fique incapacitado. A empresa sediada em Olathe, Kansas, afirma que a capacidade de adaptar sua tecnologia Autoland (pouso automático) e Autothrottle (acelerador automático) a aviões existentes é “um passo tremendo para transformar a frota de aviação geral e executiva com tecnologias autônomas que melhoram a segurança”.
Ajudando na visão e na mobilidade
A Cellico, da Coreia do Sul, afirma que seus óculos inteligentes EyeCane ajudam pessoas com visão limitada como resultado da degeneração macular relacionada a idade. Usando uma câmera e um aplicativo móvel, os óculos exibem imagens de partes do olho através das quais o usuário consegue enxergar.

A GyroGlove ajuda pacientes com tremores nas mãos decorrentes da doença de Parkinson ou de outras condições a recuperar o uso das mãos. O dispositivo foi desenvolvido pela GyroGear, com sede no Reino Unido, fundada pela médica Faii Ong, que conduziu pesquisas na Faculdade de Medicina de Harvard, em Boston.

Monitorando nossa saúde
A Waycen, com sede na Coreia do Sul, incorpora IA em seu analisador de tosse Waymed, que permite às pessoas monitorar sua tosse em busca de doenças respiratórias usando um smartphone.
Deciphering babies’ cries
A start-up Cappella, composta por quatro pessoas, com sede em Cambridge, Massachusetts, desenvolveu uma ferramenta de IA para ajudar os pais a interpretar o choro de seus filhos. O “tradutor de choro de bebê” de IA do aplicativo é baseado no que dizem profissionais de saúde que cuidam de bebês em hospitais.
O aplicativo ajuda “um novo pai ou mãe a descobrir o que o bebê está dizendo e a abordar isso com mais eficiência e precisão”, diz a fundadora da Capella, Apolline Deroche, que desenvolveu a tecnologia quando era estudante de pós-graduação na Faculdade de Gerenciamento Sloan do Instituto de Tecnologia de Massachusetts.
Expandindo o acesso digital
A start-up Augmental, com sede na Califórnia, lançou recentemente seu MouthPad, que permite a usuários controlar dispositivos eletrônicos com o movimento da língua. Projetado com o objetivo de melhorar a acessibilidade para pessoas com deficiência, outras pessoas também podem utilizá-lo, afirma a empresa.
O dispositivo “tem o poder de expandir enormemente o acesso digital para todos, não apenas para aqueles que não têm mobilidade”, disse Corten Singer, cofundador da Augmental, em comunicado.

A Deroche, da Cappella, diz que além de apresentar, espera ver outras novidades tecnológicas na feira. “É o lugar número um do mundo onde novas inovações são mostradas ao mundo”, disse ela. “Isso colocará nosso produto ao lado de todas as melhores inovações.”
Siga o ShareAmerica para saber mais sobre a cultura de inovação dos Estados Unidos e os esforços dos EUA e seus parceiros visando proteger a tecnologia para um futuro seguro e próspero.
* site em inglês
Crédito: Link de origem



Comentários estão fechados.