Exportações: “É preciso que as empresas desenvolvam tecnologia própria”

A importância e a necessidade de as empresas investirem em inovação e em tecnologia foi o tema do primeiro almoço-debate da Portugal Export +60’30, uma iniciativa da Associação Empresarial de Portugal (AEP) e do Novo Banco através da qual se pretende incentivar ao aumento do volume e do valor das exportações para que, em 2030, elas possam valer 60% do Produto Interno Bruto (PIB). O encontro decorreu na fundação AEP, no Porto, onde estiveram, além de 20 empresários, o presidente da COTEC – Associação Empresarial para a Inovação, Jorge Portugal; o presidente do conselho geral da AEP, José Manuel Fernandes, e o administrador do Novo Banco, Andrés Baltar. Estas são as principais conclusões.

1. O que as empresas têm de fazer

  • Um dos saltos que as empresas têm de dar para conseguir aumentar as exportações e, consequentemente, passarem a valer 60% do PIB, é “esse salto da aquisição de tecnologia para o desenvolvimento de tecnologia própria ou em parceria”, diz Jorge Portugal. “É preciso que as empresas desenvolvam tecnologia própria”, reforça.
  • A indústria têxtil é um exemplo disso, como foi referido por Mário Jorge Machado, presidente da Associação Têxtil e Vestuário de Portugal (ATP), que mencionou a crescente aposta na circularidade na produção têxtil com a utilização de resíduos para a criação de novos tecidos.
  • Ou como foi referido por António Braz da Costa, diretor geral do CITEVE – Centro Tecnológico Têxtil e Vestuário, que realçou a importância de centros tecnológicos como agregadores de empresas e de tecnologia.

2. Banca tem de aprender

  • “O setor financeiro tem uma aprendizagem a fazer porque não olha para o investimento pelo salto de produtividade que é dado. Muitas vezes o salto não é no aumento de produção, mas sim no intangível, no conhecimento que se ganha e não é só conhecimento científico”, repara Jorge Portugal.
  • Até porque, diz, “a inovação tecnológica não é a única inovação possível”. Para quem além da “inovação tecnológica para aumentar a produção”, também se inova quando se é mais “eficiente na utilização de recursos, como a energia”; quando se usam novas formas de comunicar ou de promover uma marca; ou ainda quando se cria um novo produto ou serviço ou mesmo uma nova tecnologia.

Crédito: Link de origem

- Advertisement -

Comentários estão fechados.