Em África, quatro equipas lusófonas apuradas para o CAN 2023 e em Espanha, Luis Rubiales vai demitir-se

Quatro equipas lusófonas apuradas para o CAN 2023

Termina a 12 de Setembro a última jornada de qualificações para a Taça das Nações Africanas de futebol (CAN2023), a disputar na Costa do Marfim, de 13 de Janeiro a 11 de Fevereiro de 2024. 

Pela primeira vez na história, quatro selecções lusófonas foram apuradas: Angola, Cabo verde, Guiné Bissau e Moçambique. São Tomé e Principe ficou de fora, eliminado pela Nigéria por 6 golos a 0. 

Para Cardoso da Silva, analista político Cabo-Verdiano, a apuração destas quatro equipas lusófonas é motivo de regozijo e  os responsáveis do futebol em São Tomé e Príncipe devem tirar algumas elações.

Essas quatro seleções estão na CAN por mérito. Óbviamente que por vezes os grupos são diferentes em termos de qualidade. E evidente que algumas equipas tiveram mais sorte no próprio sorteio porque quando vimos o sorteio do grupo B em que Cabo Verde jogava contra o Togo, o Burkina Faso e o Eswatini, chegámos à conclusão que Cabo Verde tinha todas as conclusões para estar na CAN e isso veio a verificar-se. 

Como passavam dois de cada grupo, é evidente que perspectivámos que Angola, Moçambique e Guiné Bissau também poderiam ter esta sorte e poderiam estar na CAN, o que é um grande motivo de regozijo para nós, dos países lusófonos. É pena, de facto, que São tomé e Príncipe tenha ficado de fora. E é nestas alturas que devemos rectificar aquilo que não correu bem.  

Escândalos de corrupção no futebol angolano

O mundo do futebol em Angola debate-se com escândalos de corrupção. Depois de terem sido suspensas, as equipas do Petro de Luanda, Kabuscorp do Palanca e Académica do Lobito estão agora livres de participar em competições nacionais e internacionais, devido ao recurso entregue ao Conselho Jurisdicional da Federação Angolana de Futebol.

O recurso depoistado na semana passada permite agora a entrada em funçoes das três equipas. Cardoso da Silva considera que o país ficou prejudicado com este caso. 

Hoje em dia o desporto e o futebol são universais. Existem entidades nomeadas para tomar determinadas medidas e quando é assim, o país fica prejudicado. A partir do momento em que as equipas estão federadas em qualquer organismo internacional o objectivo é participar nas grandes competições internacionais.   

Presidente da Federação Espanhola de Futebol vai demitir-se 

Em Espanha, o Presidente da Federação Espanhola de Futebol, Luis Rubiales, vai apresentar demissão, cedendo às pressões depois do escândalo do beijo sem consentimento da futebolista espanhola Jenni Hermoso. O analista desportivo Cardoso da Silva considera que era a melhor decisão e que a vitória da equipa espanhola no Mundial de futebol feminino “quase passou ao lado” por causa deste caso. 

É muito melhor a pessoa pedir a demissão do que ser corrido de um determinado cargo. Todos tivémos oportunidade de ver aquelas e imagens e todos temos acompanhado o caso, naturalmente que havia uma grande perssão. [Luis Rubiales] parou, pensou e decidiu que devia pedir a demissão. Temos que respeitar a decisão. 

Espanha ganhou o Campeonato do Mundo de Futebol Feminino e este títitulo quase passou ao lado por causa do caso Rubiales. 

Alemanha conquista Mundial de Basquetebol

Em basquetebol, a Alemanha saiu vitoriosa no Campeonato Mundial, tendo conseguido ganhar ao último minuto contra a Sérbia (83-77). Cabo Verde também teve um grande desempenho, segundo Cardoso da Silva, que realça o “nível” de basquetebol do arquipélago. 

Sendo caboverdiano, foi um orgulho para nós estar na fase final do Campeonato do Mundo. Continuo a defender que existiam condições para tal. O Mané é um bom treinador. Neste momento, temos alguns jogadores que jogam lá fora e que têm imensas qualidades, não só os que jogam na Europa como os que jogam nos Estados Unidos. A partir daí, como a lei permite que um jogador, por exemplo, que tenha nascido nos Estados Unidos mas é descendente de caboverdianos consiga representar a nossa selecção, Cabo verde tem um naipe de jogadores de basquetebol que têm elevado o níve.Temos um basquet de muito bom nível. 

Rui Pinto aguarda julgamento no processo Football Leaks

Rui Pinto foi condenado a quatro anos com pena suspensa no processo Footbal Leaks, pelo crime de extorsão, três crimes de violação de correspondência, cinco crimes de violação de correspondência na sua forma agravada e cinco crimes de acesso ilegítimo. 

O pirata informático criou em 2015 uma plataforma electrónica para revelar inúmeros documentos confidenciais sobre contratos de jogadores e transferências entre clubes, empresários e fundos de investimento. Os salários das estrelas do futebol Messi ou Neymar foram colocados em linha e a estratégia do clube Paris Saint Germain revelada. Vários casos que abalaram o futebol nacional e internacional

Dos mais de 90 crimes que lhe são imputados, Rui Pinto beneficiou de uma amnistia no âmbito do perdão aplicado por ocasião da visita do Papa Francisco a Portugal durante a Jornada Mundial da Juventude. 

Novak Djokovic, mais velho campeão do Open dos Estados Unidos  

Por fim, note-se também a vitória do jogador de ténis sérvio. Novak Djokovic venceu no domingo 10 de Setembro o russo Daniil Medvedev na final do Open dos Estados Unidos, conquistando o quarto troféu no campeonato. Djokovic torna-se assim, aos 36 anos, no mais velho campeão da história desta competição. 

Crédito: Link de origem

- Advertisement -

Comentários estão fechados.