Edição 1144

Nesta semana em que se realizou o debate sobre o estado da Justiça, o Expresso das Ilhas faz manchete com a entrevista a Evandro Tancredo Rocha, Presidente da Associação Sindical dos Juízes Cabo-verdianos.

Em conversa com o Expresso das Ilhas, o Presidente da Associação Sindical dos Juízes Cabo-verdianos defende que o maior desafio para os magistrados judiciais, em todo o mundo, são as ameaças à independência da Justiça, considera o presidente da Associação Sindical dos Juízes de Cabo Verde. Em conversa com o Expresso das Ilhas, Evandro Tancredo Rocha elenca algumas dessas ameaças com que a classe se confronta em Cabo Verde e destaca como essa independência é fundamental para a protecção, não dos juízes, mas dos cidadãos e do próprio Estado de direito. O representante dos juízes refuta ainda as críticas sobre a falta de prestação de contas, argumentando que a classe é, no seu entender, a “instituição da República mais escrutinada do país”, com relatórios anuais, julgamentos públicos e publicação de acórdãos. Estas e outras questões, nomeadamente a relação dos magistrados com a imprensa, foram abordadas à margem do II Encontro Anual de Juízes Cabo-verdianos, que decorreu nos dias 26 e 27, na Praia, sob o tema ‘Tribunais e comunicação social no combate à desinformação e reforço à integridade’.

Também em destaque está mais um ano agrícola.

Em jeito de balanço, os agricultores destacam que, apesar da abundância de chuvas, no mês de Agosto e Setembro, as pragas e a seca de Outubro prejudicaram a produção deste ano. A colheita foi melhor do que a do ano passado, mas não alcançou as expectativas dos trabalhadores agrícolas.

Na Política damos destaque à abstenção de Cabo Verde na votação da resolução da ONU que pedia um cessar-fogo imediato no conflito entre Israel e o Hamas.

O Presidente da República, José Maria Neves diz não entender a abstenção de Cabo Verde. Governo não comenta posição do PR e justifica posição assumida após a reprovação de uma emenda apresentada pelo Canadá.

Falamos também sobre o mais recente Relatório de Política Monetária do Banco de Cabo Verde e em que o banco central anuncia a subida das taxas de juro a serem cobradas pelos bancos comerciais. O BCV aponta também para PIB deverá crescer 4,5% e a inflação será de 4% este ano.

Ainda na Economia damos destaque à implementação das facturas electrónicas em Cabo Verde.

Oportunidade e simplicidade, mas também desafio e complicação. Factura electrónica promete melhorar a relação dos contribuintes com o Estado, mas está a causar dores de cabeça a pequenos operadores informais, preocupados com perda de rendimento, e as empresas, que não sabem como justificar despesas às quais não conseguem fugir.

Na Sociedade falamos sobre o sismo que foi registado na ilha Brava na noite de segunda-feira e que atingiu os 4,5 na Escala de Richter. O Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica (INMG) afirmou esta terça-feira que não há motivo para pânico, já que a maior parte dos eventos sísmicos registados na tarde de segunda-feira, estão a desvanecer.

Ainda em destaque está a edição do Saninklau MeeTUp Trekking. Muito mais do que um evento de trekking, iniciativa quer dar a conhecer São Nicolau aos cabo-verdianos.

A ler igualmente o artigo de opinião ‘Nha Vão e o pendor satírico da morna boa-vistense’, da autoria de César Monteiro.

Crédito: Link de origem

- Advertisement -

Comentários estão fechados.