Por mais de 11 anos, o Alianza Lima sustentou o maior jejum de vitórias da história da Copa Libertadores. Os Potrillos haviam vencido sua última partida em março de 2012, contra o Nacional do Uruguai. Desde então, a equipe somava 30 partidas sem ganhar, com 24 derrotas e seis empates espalhados por sete edições diferentes do torneio continental. O certame de 2022 terminou doloroso, com os 8 a 1 aplicados pelo River Plate. Até que a redenção, enfim, viesse em 2023. Os aliancistas estrearam com o empate diante do Athletico Paranaense em Lima e, nesta quinta-feira, venceram depois do longo inverno. No Paraguai, derrotaram o Libertad por 2 a 1.
O Alianza Lima quebrou o recorde negativo da Libertadores ainda em 2020. Até então, a pior sequência de partidas sem vencer no torneio era sustentada pelo Galícia, da Venezuela. Foram 21 compromissos em jejum, que se estenderam de 1968 a 1975. Desde o 21° revés, os Potrillos só fizeram esses números crescerem, com campanhas miseráveis na fase de grupos continental. Finalmente a penúria chega ao fim em 2023.
O Libertad dominou o primeiro tempo, com 63% de posse e dez finalizações, mas não achou o caminho do gol. Embora acuado, o Alianza Lima mudou a história do jogo ao abrir o placar logo no início do segundo tempo, com Aldair Rodríguez. O meia chegou a ampliar o placar aos nove minutos, mas o tento foi anulado. Serviria de alívio num momento em que os paraguaios pressionavam, com direito a bola na trave. Contudo, a vitória se confirmou no meio da segunda etapa, aos 26. Com assistência de Aldair Rodríguez, Pablo Sabbag selou o resultado para os Potrillos. Foi uma pintura para lavar a alma, com um tapa de canhota. O desconto do Libertad saiu apenas nos acréscimos do segundo tempo, num pênalti convertido por Óscar Cardozo aos 49.
Com a vitória, o Alianza Lima salta à liderança do Grupo G da Libertadores. A equipe chega aos quatro pontos, igualada ao Athletico Paranaense, mas com vantagem nos gols fora. O Libertad estaciona com três pontos. E os Potrillos serão o próximo desafio do Atlético Mineiro, zerado na chave. É ver se a recuperação do Galo começa ou se os peruanos ampliam a série, enfim, positiva.
GOLAÇO! ⚽️
Que categoria do Pablo Sabbag para chapar no canto direito do goleiro! É o segundo gol do @ClubALoficial contra o @Libertad_Guma no Paraguai: 2 a 0!#LibertadoresNoParamount pic.twitter.com/mHuhOeHIaQ
— Paramount+ Brasil (@paramountplusbr) April 21, 2023
Crédito: Link de origem



Comentários estão fechados.