Corpo de Diana Santos será enviado para a família em Portugal

Os restos mortais de Diana Santos serão finalmente trasladados para Portugal, confirmou ao Contacto fonte do Ministério Público esta sexta-feira. O corpo da portuguesa, na altura com 40 anos, residente em Diekirch, foi encontrado desmembrado em Mont-Saint-Martin, em 19 de setembro de 2022.

De acordo com a nossa fonte, “as autoridades judiciais de Diekirch libertaram recentemente o corpo da vítima para ser sepultado”. O Contacto obteve também a confirmação por parte de Horácio Santos, pai de Diana, de que a família já foi contactada pelas autoridades.

Em França, as autoridades encontraram apenas o tronco. Os membros inferiores tinham sido cortados ao nível dos joelhos, não havia braços, nem cabeça. Um mês e meio depois, no dia 1 de novembro de 2022, foram encontradas outras partes do corpo em Temmels, na fronteira alemã com o Grão-Ducado, mas as autoridades nunca revelaram exatamente quais.

Desde então, os restos mortais de Diana permaneceram no Luxemburgo, retidos pelo Ministério Público de Diekirch, que está a cargo da investigação. A família continua sem poder fazer o funeral em Portugal. Indignado, o pai de Diana falou várias vezes ao Contacto a criticar as autoridades luxemburguesas e a apelar a que o corpo fosse enviado para Portugal.

Ler mais:

As circunstâncias da morte de Diana continuam a ser um mistério. Até ao momento, apenas um suspeito foi detido. Said Banhakeia, cidadão marroquino de 48 anos, está em prisão preventiva na penitenciária de Schrassig desde 6 de outubro de 2022. É acusado de homicídio “com premeditação” e considerado o principal suspeito do crime.

Alegado marido continua desaparecido

Said é tio do alegado marido da portuguesa, Gibran, que também teria estado na casa de ambos, em Diekirch, no dia em que o homicídio foi cometido, a 18 de setembro de 2022. Em julho do ano passado, o Ministério Público confirmou ao Contacto que Gibran está a ser procurado pelas autoridades no estrangeiro. Até hoje, continua desaparecido. Segundo a nossa fonte, “é muito provável que esteja em Marrocos”.

Ler mais:

Diana teria casado com Gibran no dia 14 de julho de 2022, em Ettelbruck. Este seria um casamento arranjado, a troco de uma elevada quantia de dinheiro, para que o homem, que terá entre 35 e 40 anos, obtivesse os documentos para residência no país.

Em 15 de setembro de 2023, um ano após a morte de Diana Santos, o Ministério Público de Diekirch emitiu um comunicado fazendo um balanço da investigação judicial. As autoridades afirmaram que foram elaborados cerca de 30 relatórios pela Polícia Grã-Ducal, encomendados cerca de 20 relatórios forenses, emitidas e executadas decisões europeias de investigação e pedidos de assistência jurídica mútua (em Marrocos, França, Bélgica e Alemanha) e foram realizados numerosos atos processuais.

Ler mais:

Além disso, notava o Parquet, “foi efetuada uma rusga no local do crime em julho de 2023”. O juiz de instrução do Tribunal de Diekirch visitou a casa onde Diana vivia, acompanhado por Said Banhakeia, pelo advogado do arguido e ainda pelo procurador de Diekirch. O objetivo da visita era “compreender melhor o caso no seu conjunto e ajudar a apurar a verdade”.

Por fim, lembrava o Ministério Público, o inquérito ainda não estava “prestes a ser encerrado” e não poderiam divulgar mais pormenores “devido à confidencialidade” do caso.

Crédito: Link de origem

- Advertisement -

Comentários estão fechados.