Consultora BMI vê Moçambique a crescer 6,5% já este ano

“Prevemos que o PIB [Produto Interno Bruto] de Moçambique vá acelerar dos 4,1% de 2022 para 6,5% em 2023, já que acreditamos que o fluxo de investimento direto estrangeiro vá aumentar, com o setor do gás natural liquefeito a liderar, e em 2024 vemos o crescimento a desacelerar para 4,2% devido a uma estagnação da produção industrial”, escrevem os analistas.

De acordo com a BMI, o banco central de Moçambique deverá manter a taxa de juro nos 17,25% no segundo semestre deste ano, devido ao abrandamento da inflação, mas “em 2024 é esperado um corte de 100 pontos-base, para 16,25%, com a aceleração do abrandamento da inflação e do crescimento económico”, acrescentam os analistas.

Na nota que dá conta da atualização das principais previsões macroeconómicas para o país, a BMI, que regressou ao nome anterior depois de ter sido conhecida como Fitch Solutions, antevê também que o Banco de Moçambique continue a sustentar a moeda moçambicana nos 64 meticais por dólar neste e no próximo ano.

No plano político, as previsões da BMI apontam para uma vitória do candidato da Frente de Libertação de Moçambique (Frelimo, no poder), Filipe Nyusi, que poderá ser revestida de um aumento de manifestações a seguir às presidenciais de outubro do próximo ano.

“Esperamos que vá haver um aumento na contestação social antes e depois das eleições devido ao facto de Nyusi ir concorrer a um controverso terceiro mandato presidencial”, concluem os analistas.

Leia Também: Eurasia melhora avaliação de Moçambique de Negativa para Neutra

Seja sempre o primeiro a saber.
Sétimo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download


Crédito: Link de origem

- Advertisement -

Comentários estão fechados.