Como é que o Banco de Portugal pode garantir a estabilidade financeira das empresas portuguesas? – Executive Digest
A estabilidade financeira é decisiva para o bom funcionamento da atividade das empresas, sobretudo para reduzir as incertezas, quanto às condições de financiamento e à evolução das suas vendas.
Pode também ser influenciada pela situação das empresas pois, se a saúde destas for frágil, os riscos para a estabilidade financeira são mais elevados. Por exemplo, excesso de dívida, baixa rendibilidade, poderiam levar ao aumento dos incumprimentos da banca, e se resultar em perdas elevadas, a saúde dos bancos também pode ficar comprometida, prejudicando o financiamento da economia.
No limite, esta situação pode levar a uma crise económica, mas o desfecho depende muito dos bancos.
De acordo com o Banco de Portugal, a saúde financeira das empresas melhorou muito desde a crise da dívida soberana, sendo visível na rápida recuperação da economia após a crise pandémica, e na sua capacidade de acomodar os aumentos dos custos de produção, da energia e de outras matérias-primas e, mais recentemente, com a subida das taxas de juro.
Nos últimos anos, a atitude do Banco de Portugal, do Banco Central Europeu e a atitude dos próprios bancos levou-os a reduzir o crédito problemático, e a ser mais exigentes na concessão de crédito.
Os bancos tiveram ainda de aumentar as reservas de capital para momentos difíceis, o que ajudou a melhorar a sua capacidade financeira para financiar as empresas mesmo em períodos de crise ou de maior incerteza.
Crédito: Link de origem



Comentários estão fechados.