Comitiva do Paraguai conhece modelos da mobilidade joseense

Beatriz Rosa


Secretaria de Mobilidade Urbana

Uma comitiva do Governo do Alto Paraná, no Paraguai, esteve em São José dos Campos nesta quarta-feira (12). O grupo veio conhecer projetos voltados à inovação e tecnologia implantados no sistema do transporte público da cidade e também os de monitoramento na área da segurança. Juntas, as 22 cidades que compõem o departamento do país vizinho possuem cerca de 1 milhão de habitantes.

A visita foi acompanhada por representantes da Prefeitura, que explicaram as vantagens do modelo operacional dos veículos elétricos, como autonomia, programação das linhas, tempo de viagem e aceitação da população. O sistema de priorização semafórica na Linha Verde também foi um dos temas de interesse dos paraguaios. 

Por meio de sensores e câmeras, esse novo sistema semafórico reconhece a aproximação do VLP a 200 metros de distância e altera a programação, liberando os semáforos para o veículo. Com isso, é assegurado o trajeto contínuo e sem paradas, conferindo mais agilidade ao transporte público.

Durante a programação, a comitiva conheceu in loco a subestação de carregamento dos VLPs e a estação de embarque e desembarque do Campo dos Alemães. Além da Linha Verde, o grupo visitou o CSI (Centro de Segurança e Inteligência), onde funciona o sistema de monitoramento.

Segundo o governador do Alto Paraná, Cesar Torres, a visita teve o objetivo de fortalecer parcerias e promover o desenvolvimento econômico. “São José é uma cidade modelo em São Paulo e no Brasil. Então queremos conhecer novas tecnologias para replicar casos de êxito em nossa região.”


MAIS NOTÍCIAS

Secretaria de Mobilidade Urbana

Crédito: Link de origem

- Advertisement -

Comentários estão fechados.