O Comitê Organizador de Paris divulgou nesta segunda-feira o design da tocha olímpica dos Jogos Olímpicos de 2024 que vão acontecer na capital francesa. Na apresentação, o designer Mathieu Lehanneur, responsável pela criação da tocha, destacou que ela foi criada baseada em três pilares: Paris, igualdade e paz.
Segundo Lehanneur, a igualdade está representada na simetria das formas da tocha. Já Paris, está na tocha pelas águas do Rio Sena, coração da cidade e sede da cerimônia de abertura. A tocha também representa a paz, já que ela foi pensada como um símbolo de generosidade e fraternidade.
Aqui vale a diferenciação dos termos. A pira olímpica é aquela que fica no estádio de abertura e será acesa no dia da cerimônia. A chama olímpica é o fogo em sí, enquanto a tocha olímpica é o objeto que passará a chama durante o revezamento.
As Olimpíadas de Paris contarão com mais de dez mil atletas de mais de duzentas nações, e terá a cerimônia de abertura no dia 26 de julho de 2024. O Brasil já tem 42 vagas garantidas, e a expectativa é que o número de atletas classificados do país beire 300.
Confira curiosidades sobre a Tocha Olímpica Rio 2016
Além das 400 cidades francesas por onde vai passar, a tocha olímpica também vai atravessar os Oceanos Atlântico, Índico e Pacífico, para chegar aos territórios ultramarinos que pertencem à França. São eles: Martinica, Guadalupe, Polinésia Francesa, Reunião e Guiana Francesa –que faz fronteira com o Brasil.
Comitê do Japão apresenta tocha que será um dos símbolos dos Jogos de Tóquio 2020
Crédito: Link de origem



Comentários estão fechados.