CNE diz que estão reunidas condições para repetição das eleições autárquicas

A Comissão Nacional de Eleições, CNE, garantiu hoje que já estão criadas todas condições logísticas para a repetição parcial das eleições autárquicas no próximo 10 de Dezembro em algumas mesas de Nacala-Porto, Milange, Gurúè e em todas as mesas da vila de Marromeu. A repetição da votação nesse locais foi determinada pelo Conselho Constitucional devido à constatação de vários e graves ilícitos eleitorais que tiveram influência nos resultados proclamados.

Publicado a:

1 min

Quatro autarquias do Norte e centro de Moçambique vão voltar a votos total ou parcial no próximo dia 10 de dezembro. Paulo Cuinica porta-voz da CNE garantiu hoje em conferência de imprensa que todas as condições estão criadas.

Em Nacala-Porto na província de Nampula são 18 assembleias de voto, 13 nem Gurúe e 3 em Milange na província da Zambézia. Na vila de Marromeu será na totalidade da vila, serão 41 assembleias de voto totalizando 75 assembleias de voto“, disse o respondável.

A Comissão Nacional de Eleições garante que está vedada a presença dos técnicos supostamente envolvidos nos ilícitos ocorridos na eleição anterior e denunciados pela oposição da Frelimo.

Estamos a fazer o recrutamento. O recrutamento não inclui aqueles Membros das Mesas de Votação que estiveram directamente envolvidos nos ilícitos que aconteceram no dia da votação“, declarou.

Ainda durante esta conferência de imprensa, a CNE confirmou que indivíduos desconhecidos incendiaram na madrugada desta quarta-feira uma escola em Nacala – Porto onde vai decorrer a eleição no próximo Domingo mas que em nada vai afectar ao escrutínio.

Crédito: Link de origem

- Advertisement -

Comentários estão fechados.