Clássico Verde x Vermelho divide pequena cidade do interior de SP no carnaval há 86 anos | futebol

Que futebol é uma coisa e carnaval é outra totalmente diferente, todo mundo sabe. Quando se entra em um campo para um duelo, seja ele oficial ou não, é necessária uma preparação especial dos jogadores.

Duelo entre times Verde e Vermelho é realizado em Guareí

O carnaval, por outro lado, é o momento de relaxar e curtir com os amigos. Mas e se desse para juntar o feriado e o jogo?

É isso que acontece em Guareí, no interior de São Paulo, há 86 anos. No lugar dos tradicionais trios elétricos ou até mesmo dos bloquinhos, os moradores da pequena cidade de 15 mil habitantes esperam ansiosamente o famoso feriado de fevereiro para curtir de outra maneira: com a emoção de torcer pelo futebol.

Torcidas do Vermelho e do Verde rivalizam nos jogos festivos na cidade de Guareí — Foto: Secretaria de Esportes e Lazer de Guareí

Tradicionalmente são dois times que disputam o torneio: o Verde e o Vermelho, em categorias diferentes, sendo os veteranos de 45 anos, veteranos de 35, preliminar e principal.

A disputa começou no dia 11 e a final é protagonizada nesta terça-feira de carnaval. De manhã, os veteranos de 35 anos duelaram e o Verde levou a melhor por 2 a 1. Até o momento, cada time tem uma vitória. À tarde, mais dois jogos definirão o grande campeão.

Nos dois últimos carnavais, o Vermelho levou a melhor e foi o campeão do torneio tradicional.

Diego Mariano, um dos organizadores, falou sobre a competição e destacou a rivalidade dos moradores.

– Expectativa é muito boa, carnaval em Guareí mexe com toda a cidade, com a população, mexe com as famílias. Vemos famílias divididas, às vezes as mulheres torcem para o vermelho e o marido torce para o verde, cada um senta em um lugar na arquibancada. O verde se preparou esse ano, contratou até preparador físico, rejuvenesceu o elenco, trouxe jogadores abaixo dos 20 anos e sabemos o quanto isso pode fazer diferença – disse Diego.

Estádio municipal de Guareí lotado para o jogo entre Verde e Vermelho — Foto: Secretaria de Esportes e Lazer de Guareí

A história dos Jogos Carnavalescos

Realizado há 86 anos, o evento surgiu na cidade por iniciativa de dois grupos de amigos, que aproveitavam a época de carnaval para se reunir com outros amigos.

Era desse jeito que passavam o feriado: disputando peladas. No início, eram apenas dois grupos, mas com o passar do tempo foram chegando outros participantes e atualmente o torneio reúne muito mais jogadores vestindo as cores verde e vermelho.

Crédito: Link de origem

- Advertisement -

Comentários estão fechados.