Cinco atletas do Clube Campestre, de Pelotas, vão representar a Seleção Brasileira no Mundial de Footgolf, marcado para acontecer entre os dias 27 de maio e 6 de junho, em Orlando, nos Estados Unidos. Humberto Bertoldi, Anderson Nunes, Danmerson Souza, Otávio Lima e Leonardo de Almeida são os pelotenses convocados.
A competição reúne mais de mil atletas, que defenderão 40 países. Dos 27 brasileiros, três estados aparecem, além do Rio Grande do Sul: São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná. A última participação internacional da Seleção foi na Copa Sul América da modalidade, disputada na Argentina, ano passado.
Entre os representantes do Clube Campestre, Humberto Bertoldi vai para seu segundo Mundial de Footgolf. Em 2018, na cidade de Marrakech, no Marrocos, ele já havia disputado o campeonato, ao lado do conterrâneo Elcio Schulz. Todos os pelotenses têm conquistas importantes no esporte: Bertoldi é bicampeão brasileiro, em 2019 e 2020, bicampeão catarinense (2020 e 2021) e campeão paulista (2021). Anderson Nunes já venceu a Copa América, enquanto Danmerson, Otávio e Leonardo ganharam etapas do Brasileiro.
Nos primeiros meses de 2023, aconteceu a primeira etapa do Brasileiro. Os pelotenses estão no segundo lugar do campeonato por equipes, com Humberto e Ítalo Bertoldi. Na categoria individual, ocuparam respectivamente o segundo e o terceiro lugares do pódio. Vale lembrar: o Clube Campestre de Pelotas possui o único campo do Rio Grande do Sul em atividade para o footgolf.
Histórico
Os Mundiais de Footgolf acontecem a cada dois ou quatro anos. Em 2012, a primeira edição teve a Hungria como país-sede. À época, apenas oito países disputaram a competição. Quatro anos mais tarde, o número subiu para 26, e no Marrocos a quantidade chegou a 35 nações. Agora, são 40 seleções.
O esporte
Para praticar o footgolf, basta ter uma chuteira e uma bola número 5. Os pés funcionam como “tacos” do golfe. O objetivo é acertar em um dos 18 buracos, que têm 52 centímetros de diâmetro. Cada campo indica uma quantidade de chutes, considerando a dificuldade do terreno e a distância do ponto de princípio.
O formato de pontuação é individual, apesar de a modalidade ser jogada com quatro pessoas. Os árbitros são os próprios atletas.
Crédito: Link de origem



Comentários estão fechados.