Cientistas usam software de identificação facial para provar que o rosto do Papai Noel ‘é único’ | Tecnologia

Papai Noel — Foto: Getty Images

Pesquisadores da Universidade de Manchester criaram um software de reconhecimento facial para provar que o Papai Noel tem um rosto único que o distingue de outros homens idosos e barbudos.

“O Papai Noel é obviamente uma pessoa muito reconhecível, mas nos perguntamos se isso é por causa de suas roupas, barba ou rosto?” disse o Dr. Thomas Wright, geneticista clínico da Universidade de Manchester, que liderou a pesquisa, em entrevista ao The Guardian. “Até agora ninguém interrogou sistemática e cientificamente a face do Papai Neol.”

  • Leia também: Mais de 47 milhões de brasileiros podem estar sob vigilância por meio da tecnologia de reconhecimento facial
  • Leia mais: Burger King usa reconhecimento facial para identificar ‘nível de ressaca’ e distribuir brindes

Para investigar, Wright e seus colegas treinaram um algoritmo de reconhecimento facial de aprendizagem profunda – semelhante ao software de identificação usado para desbloquear smartphones ou identificar pessoas em bibliotecas de fotos digitais. O treinamento foi feito usando múltiplas imagens do Papai Noel coletadas na Internet.

Com o software, eles examinaram mais imagens do Papai Noel, bem como de outros homens idosos e barbudos. “O importante é que esse algoritmo olha apenas para as características faciais. Não importa o que o indivíduo está vestindo ou as cores da fotografia. Queríamos saber se o Papai Noel tem um fenótipo facial que se distingue de outros homens adultos ou de outros homens idosos barbudos”, disse Wright.

A pesquisa, publicada na revista científica Vision, descobriu que o rosto do Papai Noel é realmente distinguível dos outros homens. A ferramenta também não classificou como Papai Noel as imagens de São Nicolau, um dos primeiros bispos cristãos do Médio Oriente, cujo hábito de dar presentes secretos teria inspirado a lenda do Papai Noel.

A ferramenta também não vinculou o Papai Noel a Walter Clement Shields, um homem do Alasca, do início do século XX, mais um nome que contribuiu para o surgimento da lenda – mais especificamente sobre o uso de um trenó puxado por renas.

Segundo o pesquisador, o software pode ser usado para fornecer uma “pontuação semelhante” ao Papai Noel, a fim de criar uma ‘busca’ pelo rosto do verdadeiro Papai Noel.


Mais recente

Próxima
Aplicativo Celular Seguro já recebeu 2.544 alertas de usuários

Crédito: Link de origem

- Advertisement -

Comentários estão fechados.