Cientista mirim, hamburguer de grilo e 5G: relembre o que foi notícia sobre ciência e tecnologia na região de Piracicaba em 2023 | Piracicaba e Região
Ao longo de 2023, o g1 Piracicaba e região acompanhou avanços na tecnologia e estudos científicos, e publicou reportagens sobre vários assuntos. Desde um hamburguer feito com farinha de grilo, até a história de uma garota de 10 anos que publicou um artigo em revista científica.
O g1 preparou uma retrospectiva do que foi notícia sobre ciência e tecnologia em 2023 na região de Piracicaba. Confira abaixo👇
Uma fruta completa, cheia de benefícios para a saúde, saborosa e, ainda por cima, com um visual que faz brilhar os olhos. A “fruta-do-dragão”, como é conhecida a pitaya, é descrita como “funcional” por especialistas, por ter diversas vantagens para quem a consome. Em março de 2023, o g1 conversou com especialista no assunto.
“Até pouco tempo atrás a pitaya era uma planta ornamental. Quando se cruzou os dois gêneros, passamos a ter a frutificação. Isso aconteceu a partir dos anos 90 e a pesquisa se interessou por isso e a pitaya evoluiu, está cada vez mais em crescimento, sendo conhecida, sendo plantada”, afirmou. Leia a explicação completa no link.
O artigo de três páginas “Uma Conversa Além do Cofrinho” foi publicado na revista Ciência Hoje das Crianças, voltada ao público infantil e coordenada por universidades do Rio de Janeiro. Os artigos são revisados por um conselho científico, formado por pesquisadores em diferentes áreas.
Segunda fruta tropical mais comercializada no mundo até 2030 🥑
Do guacamole ao vitaminado, o abacate é uma fruta com versatilidade incontestável, e ainda tem benefícios importantes para a saúde. Com isso, ele vem caindo nas graças do paladar brasileiro, além de já ser presença constante na rotina de outros países – e o aumento da produção pelo Brasil e mundo é resultado dessa popularidade.
Em maio, o g1 mostrou que o abacate deve se tornar a segunda fruta tropical mais comercializada até 2030, atrás apenas da banana, e ultrapassando o abacaxi e a manga. Entenda mais no link.
Piracicaba (SP) é considerada endêmica para febre maculosa e este ano foram vários casos pelo estado de São Paulo. Em junho, o g1 conversou com o entomólogo da Universidade de São Paulo (USP), Carlos Alberto Perez, que explicou que repelentes comuns não são 100% eficazes contra o parasita.
O especialista alertou que os repelentes mais comuns, encontrados nas prateleiras de supermercados e farmácias, não têm efeito duradouro. Leia mais sobre o assunto.
Mais proteico, com ação antioxidante, produção com menor custo e menos impacto ambiental. Assim os cientistas brasileiros descrevem o hambúrguer de grilo.
O estudo, em desenvolvimento por pesquisadores de universidades de São Paulo e do Mato Grosso, em conjunto, apontou alguns benefícios que a inclusão da farinha do inseto na composição do alimento podem gerar para a indústria e também na busca pelo combate à fome. A história foi publicada no g1 em setembro. Saiba mais sobre o projeto.
Polinizadoras profissionais 🐝
Segundo pesquisadores, elas são conhecidas como ‘polinizadoras profissionais’ por serem adaptadas exatamente para esse objetivo. Além disso, fazem o elo entre produção agrícola e conservação ambiental. “As abelhas estão na interface da biodiversidade e da agricultura”, conforme explica a bióloga pesquisadora, doutora em ecologia, Denise Alves.
Congresso de agroecologia
Dessas atividades de observação e percepção sobre o rio e seu entorno, resultou o trabalho científico do qual Harum assina como coautor e que foi aprovado para ser apresentado no 12º Congresso Brasileiro de Agroecologia, em novembro, no Rio de Janeiro, na modalidade relato de experiência.
Em 2023, todas as cidades da região de Piracicaba tiveram a liberação do sinal 5G. A liberação pela Anatel, porém, não significa a disponibilização dessa nova velocidade de internet imediatamente. A atualização das chamadas Leis das Antenas pelas prefeituras é pré-requisito para a chegada do 5G, que vai oferecer uma navegação até 100 vezes mais rápida.
VÍDEOS: Tudo sobre Piracicaba e região
Crédito: Link de origem



Comentários estão fechados.