Cartel usa Portugal para inundar Europa com ‘coca’
Megaoperação policial deteve nove traficantes de uma rede internacional de droga. Entre os detidos há membros das máfias albanesa e calabresa e de cartéis galegos e colombianos.
Manuela Guerreiro e Sérgio A. Vitorino 01:30
Uma megaoperação liderada pela Guardia Civil espanhola com a colaboração da Polícia Judiciária, da agência norte-americana de combate à droga (DEA) e da Europol desmantelou uma das maiores redes de tráfico internacional de cocaína que faz entrar a droga pela Península Ibérica com destino ao mercado europeu.
A operação decorreu terça-feira, na Galiza, e levou à detenção de nove pessoas. Foi desmantelado o histórico clã ‘Os Piturros’, da Galiza, que atua desde a década de 80 do século passado. Entre os detidos há membros da máfia albanesa (conhecida como Cartel dos Balcãs), da máfia calabresa Ndrangheta e narcotraficantes colombianos.
Segundo a polícia espanhola, a investigação começou em fevereiro, mas terá sido a cocaína abandonada em Peniche, em abril, que levou as as autoridades a montar uma operação policial internacional de grande envergadura, batizada como ‘Operação Nazaré’, e a desmantelar o cartel.De acordo com um comunicado da PJ, foram feitas 11 buscas em Espanha e uma em Portugal visando uma empresa no Minho. Foram apreendidos 40 mil euros, três carros de gama alta, equipamento informático e documentação relevante. A droga apreendida, 1,6 toneladas de cocaína, foi abandonada pelos narcotraficantes a 1 de abril. A Polícia Marítima recolheu 500 kg numa embarcação de alta velocidade, encalhada junto a Peniche, e a GNR apreendeu o resto, em Óbidos. A cocaína vale cerca de 45 milhões no mercado.‘OS PITURROS’ GRUPO HISTÓRICO
‘Os Piturros’ são, desde os anos 80, um histórico grupo ligado ao narcotráfico na Galiza desde a ria de Arousa. Sempre estiveram ligados a distribuidores colombianos de cocaína com capacidade de transportar grandes quantidades. A costa portuguesa é cada vez mais utilizada pela máfia galega, devido ao controlo apertado na Galiza.NDRANGHETA MÁFIA CALABRESAA Ndrangheta atua em mais de 40 países e a sua influência na economia da Calábria, Itália, tornou-a difícil de erradicar devido à fortuna que acumulou através das suas atividades criminosas. Influencia a política local e nacional e infiltra-se em setores da economia legal.PJ DE LEIRIA COOPERAÇÃO
A PJ de Leiria, liderada por Avelino Lima, assumiu a investigação quando grandes quantidades de cocaína foram apreendidas em Peniche e Óbidos, indiciando uma operação de elevada envergadura. Após cruzamento de informação verificou-se que a Guardia Civil monitorizava um cartel galego que estaria relacionado com a droga.Quatro em preventivaQuatro dos nove detidos na operação ficaram em prisão preventiva em Espanha, por decisão da Audiência Nacional, instância criminal competente.BUSCAS DOCUMENTOS
A documentação apreendida pelas autoridades no âmbito da ‘Operação Nazaré’ é considerada relevante para imputar aos detidos os crimes de tráfico agravado de estupefacientes, associação criminosa e branqueamento de capitais.
Uma megaoperação liderada pela Guardia Civil espanhola com a colaboração da Polícia Judiciária, da agência norte-americana de combate à droga (DEA) e da Europol desmantelou uma das maiores redes de tráfico internacional de cocaína que faz entrar a droga pela Península Ibérica com destino ao mercado europeu.
+ Lidas do dia
+ Lidas de Portugal
Crédito: Link de origem



Comentários estão fechados.