Caetano Veloso volta a Guadalupe, onde morou na adolescência, para show de graça: ‘Me considero um pouco carioca’, diz cantor baiano | Rio de Janeiro

Caetano Veloso volta a Guadalupe, onde morou na adolescência, para show: ‘Me considero um tanto carioca’

Caetano Veloso voltou nesta terça-feira (12) a Guadalupe, bairro da Zona Norte do Rio onde morou na adolescência, para fazer um show de graça de noite.

“Eu me considero um pouco carioca”, disse Caetano à TV Globo.

“Os brasileiros da minha geração se consideravam relativamente cariocas, porque o Rio era capital federal e também a capital cultural do Brasil (…) Eu já sentia isso e, tendo vindo morar no Rio, me concentrei em Guadalupe. Morei aqui, vi tudo do ponto de vista de um morador de Guadalupe e, num momento crucial da vida, dos 13 aos 14, você está começando a ser você, né?”, acrescentou.

E o bairro tem um lugar novo para receber os artistas: a antiga lona de Guadalupe virou uma estrutura permanente, com ar-condicionado mais conforto, para até 750 pessoas. Agora, se chama Areninha Cultural.

Caetano nasceu na Bahia, mas morou em Guadalupe por um ano e ainda tem familiares por lá.

O cantor cita o bairro na música “Pé do Meu Samba”, feita para Mart’nália. Também na canção “Meu Rio”, ele cita o bairro e diz: “Guadalupe em mim é Fundação”.

A inauguração do espaço faz parte de uma iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura do Rio (SMC), que está transformando todas as lonas culturais em areninhas.

Mural em homenagem a Caetano Veloso em Guadalupe — Foto: Reprodução/TV Globo

Outras três já foram entregues: Herbert Vianna, na Maré; Sandra Sá, em Santa Cruz; e João Bosco, em Vista Alegre. Em 2024, será a vez das Lonas Carlos Zéfiro, em Anchieta, e Jacob do Bandolim, em Jacarepaguá.

Caetano nunca quis dar o próprio nome ao local, mas prometeu avaliar ceder.

Os recursos para obras no plano de investimentos de 2023 estão concentrados no programa Cultura do Amanhã, que destina, ao todo, R$ 75 milhões para modernização de mais de 20 equipamentos mantidos pela pasta.

Crédito: Link de origem

- Advertisement -

Comentários estão fechados.