Cabo Verde vai partilhar experiência de governança de água no 10º Fórum Mundial de Água na Indonésia
A informação foi avançada hoje pelo secretário de Estado para a Economia Agrária, Miguel da Moura, à margem do workshop de monitorização e comunicação da meta 6.4 do Objectivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) (utilização e escassez de água) nos Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento (PEID) e nos Países Menos Desenvolvidos (PMD), que decorre na Praia.
Adiantou que o convite foi feito na conferência internacional sobre água e clima, que decorreu nos dias 06 e 07 de Julho em Marrocos, onde Cabo Verde apresentou a sua experiência em matéria de resiliência na mobilização de água para diferentes usos, mas sobretudo no processo de governança.
Segundo Miguel Ângelo da Moura, Cabo Verde foi convidado para integrar o comité técnico do Conselho Mundial de Água onde irá reportar a sua experiência em matéria de governança da água.
Entretanto, destacou que a governança do País inclui uma tarifa transparente, a regulação técnica, apresentação das contas pelas operadoras ou entidades gestoras de água e saneamento, aspectos esses que, no seu entender, “são essenciais para tornar o País mais resiliente” e que os outros países se mostraram interessados em conhecer.
“Nos estabelecemos um mecanismo de governança que na nossa região africana é singular onde produzimos o relatório anual de água e saneamento e comparamos o desempenho de diversos indicadores das operadoras de água e saneamento”, apontou o secretário de Estado, que assegurou que o País está disponível para dar o seu contributo a nível internacional nas discussões técnicas e políticas em matéria de gestão de água sobretudo para a agricultura.
O Fórum Mundial da Água é uma plataforma única onde a comunidade da água e os principais decisores podem colaborar e discutir os desafios globais relacionados com a água e reúne participantes de todos os níveis e áreas, incluindo política, instituições multilaterais, academia, sociedade civil e sector privado, entre outros.
Inforpress
Crédito: Link de origem



Comentários estão fechados.