O primeiro-ministro, José Ulisses Correia e Silva, já se encontra em Roma, onde foi calorosamente recebido pelo Presidente da República Italiana, Sergio Mattarella, e pela Presidente do Conselho de Ministros, Giorgia Meloni, no Palácio Quirinal, para um jantar de boas-vindas. “Estou muito grato pelo honroso convite do Governo Italiano”, expressou Correia e Silva, conforme relatado na sua página oficial nas redes sociais.
No contexto da 3ª Cimeira Itália-África, que decorre até ao fim do mês de janeiro, o primeiro-ministro está entusiasmado com a oportunidade de fortalecer os laços e explorar novas vias de cooperação e desenvolvimento mútuo. “Este é um passo importante para Cabo Verde e para todo o continente africano”, afirmou.
Durante a Cimeira, que tem como tema central “Formação Profissional e Promoção Cultural”, José Ulisses Correia e Silva, enfatizou a importância da capacitação dos cidadãos africanos e da qualificação do capital humano para o desenvolvimento da região. “A educação técnico-profissional é fundamental para ampliar as oportunidades para os jovens e facilitar sua inserção no mercado de trabalho”, destacou.
Para o governante cabo-verdiano, “em África, um continente com população jovem, enfrentamos o desafio urgente de reduzir a pobreza e promover um desenvolvimento sustentável. O fosso entre os países ricos e os países pobres não está nos recursos naturais e minerais, nem nos patrimónios construídos, mas está na economia do conhecimento e na economia da aprendizagem. Por isso, em Cabo Verde, priorizamos uma vasta gama de cursos de formação profissional, que abrangem desde a mecânica automóvel até às tecnologias digitais, preparando os nossos jovens para um futuro inovador e empreendedor”.
Paralelamente à Cimeira Itália-África, o Primeiro-Ministro participará também na 5ª Cimeira Anual do Conselho Empresarial Europeu para África e Médio Oriente (ECAM). O evento proporcionará um fórum de discussão sobre os desafios e oportunidades de parceria público-privada na área da saúde e setores correlacionados na Europa, África e Médio Oriente.
Ulisses Correia e Silva reforçou o interesse de Cabo Verde em estabelecer parcerias no domínio da qualificação profissional, vinculando-se colaborações já existentes com Luxemburgo e Portugal.
Anicia Cabral – Correspondente
Crédito: Link de origem



Comentários estão fechados.