Cabo Verde: PAICV diz que Governo tem uma “mão cheia de nada” e MpD responde

O PAICV afirma que no setor da Cultura o Governo cabo-verdiano tem uma “mão cheia de nada” e que se cumpriu menos de 30% do programa da legislatura anterior, refere a “Inforpress”. 

Já o MpD, partido que suporta o Governo, opôs-se à observação da maior formação política da oposição. Por sua vez, a UCID, terceiro maior partido de Cabo Verde e na oposição, pediu mais investimentos para a cultura. 

Os três partidos com assento parlamentar debateram assim o estado do referido setor durante a primeira sessão plenária de abril, depois do discurso do ministro da Cultura, Abraão Vicente. 

Para o deputado João do Carmo, do PAICV, “continuam as desculpas da Covid-19 para tudo legitimar e para prometer que agora é que as coisas vão acontecer”. Das promessas da legislatura anterior, prosseguiu, a maioria não foi realizada e nem constam do programa do atual mandato. 

Em resposta, a deputada Vanusa Barbosa, do MpD, defendeu que desde 2016 o Governo definiu a cultura e as indústrias criativas como desígnios do país, reconhecendo o papel do Estado enquanto facilitador e promotor das condições infraestruturais de financiamento e salvaguarda dos direitos autorais, e da promoção de condições para uma cultura de qualidade e para construção de uma cidadania plena, entre outras medidas. 

Quanto ao ponto de vista da UCID, a deputada Dora Pires disse reconhecer os investimentos na cultura, mas pediu mais ao Governo. “Gostaríamos de solicitar maior atenção aos fazedores da cultura em várias áreas, porque precisam realmente ter bem estruturado esta fonte de rendimento para que possam ter uma vida melhor do que aquela nestes últimos dois anos”, apelou.

Crédito: Link de origem

- Advertisement -

Comentários estão fechados.