Cabo Verde: Oposição critica estado do setor da Saúde

A primeira sessão parlamentar de dezembro em Cabo Verde tem início esta quarta-feira, 06 de dezembro. Está agendado um debate com a ministra da Saúde, Filomena Gonçalves.

Os partidos com assento parlamentar divergem no que diz respeito ao estado do setor da Saúde. Para o PAICV e a UCID, da oposição, existe uma deterioração do setor, ao contrário do MpD, no poder, que destaca os ganhos e os investimentos do Governo alcançados nos últimos anos.

De acordo com o “Expresso das Ilhas”, o setor da Saúde encontra-se doente, com profissionais desmotivados. Paula Moeda, do grupo parlamentar do maior partido na oposição, declarou que a Saúde no arquipélago “degradou-se” e está “na linha vermelha há cerca de oito anos”, com “falta de recursos, de materiais e equipamentos e problemas laborais”.

“O Sistema Nacional de Saúde degradou-se e coloca preocupações quando o Governo, neste caso, o Orçamento de Estado para 2024, em vez de aumentar a dotação de verbas para a Saúde (…) deparamo-nos com um orçamento do Estado que diminui a dotação de verbas para área da Saúde, uma incongruência assustadora”, criticou.

Por sua vez, a UCID alerta para a necessidade de resolver “problemas antigos” que ainda afetam o setor, considerando que a Saúde precisa de investimentos e de planeamento a médio e longo prazo.

Já o MpD salientou os ganhos significativos em matérias de Saúde nos últimos anos, com o deputado Alberto Melo a sublinhar principalmente os investimentos na capacitação e especialização dos profissionais de saúde e nas infraestruturas.

Crédito: Link de origem

- Advertisement -

Comentários estão fechados.