Cabo Verde: No Dia Mundial da População, país regista situação “bastante benéfica” na questão do género
No Dia Mundial da População, as Nações Unidas e o Fundo de População das Nações Unidas, organismo da ONU responsável por questões populacionais, sinalizaram que o avanço da igualdade de género é uma solução transversal para muitas preocupações da população.
As Nações Unidas também defenderam a promoção e aceleração de medidas para o cumprir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
Sob o tema “O que as mulheres e as meninas querem, tem importância”, o organismo internacional assinalou que a discriminação baseada no género prejudica “mulheres, meninas, homens e rapazes”.
A ONU afirmou também que investir na saúde, nos direitos sexuais e reprodutivos, na educação de qualidade, em políticas laborais apropriadas e normas equitativas traz benefícios para todas as pessoas, comunidades e países.
Marisa Carvalho, presidente do Instituto Cabo-verdiano para a Igualdade e Equidade de Género, afirmou à Inforpress que Cabo Verde está numa situação “bastante benéfica” na questão do género relativamente a outros países africanos “onde muitas mulheres e meninas nem sequer têm voz”.
No entanto, salientou que o país ainda enfrenta desafios na autonomia económica, no apoio ao desemprego, na violência baseada no género, na participação das mulheres na vida política e nos cargos da tomada de decisões.
Crédito: Link de origem



Comentários estão fechados.