O Primeiro-Ministro cabo verdiano, José Ulisses Correia e Silva, liderou a cerimónia de lançamento oficial do “2024 – Ano da Saúde Mental em Cabo Verde”, sob o lema “Saúde Mental, prioridade e compromisso de todos”.
Durante o evento, o líder cabo-verdiano ressaltou a necessidade de uma consciência social forte sobre a saúde mental, instando diversos setores da sociedade a desempenharem um papel ativo na promoção do bem-estar mental.
“Para atingir esses objetivos, todos nós somos chamados a ter um papel relevante”, afirmou o Primeiro-ministro, enfatizando a responsabilidade compartilhada entre o Governo, câmaras municipais, famílias, cidadãos, comunidades locais, empresas, instituições empregadoras, organizações de sociedade civil, entidades religiosas, profissionais de saúde e o Sistema Nacional de Saúde.
Ulisses Correia e Silva salientou ainda que a saúde mental não é exclusiva do sistema de saúde, destacando a importância de ambientes saudáveis nas cidades e no local de trabalho. Incentivou campanhas para uma vida saudável organizadas por ONGs e associações, reconhecendo o papel crucial delas na mudança de comportamentos e no combate aos estigmas sociais associados à saúde mental.
O Primeiro-Ministro lembrou os compromissos assumidos pelo Governo na Resolução do Conselho de Ministros que declara 2024 como o Ano da Saúde Mental. “O mais importante ainda é preciso alocar recursos, organizacionais, financeiros, logísticos, para que o ano de 2024 seja especialmente dedicado à saúde mental e seja um sucesso”, concluiu o Primeiro-Ministro.
É de referir que a cerimónia contou com a presença da Ministra da Saúde, Filomena Gonçalves, membros do governo, deputados nacionais, Procurador-Geral da República, Cardeal D. Arlindo Furtado, membros do Corpo Diplomático, instituições e profissionais da saúde.
Anícia Cabral – Correspondente
Crédito: Link de origem



Comentários estão fechados.