O Mundial de Canoagem Velocidade 2023 organizado em Duisburg, na Alemanha, terminou em grande estilo para as equipes do Brasil e de Portugal. Os dois países obtiveram vagas Olímpicas em Paris 2024 após as últimas finais da competição realizadas neste domingo, 27 de agosto.
A canoagem brasileira assegurou uma vaga no C1 1000m masculino com a sexta posição de Isaquias Queiroz e a realocação de cotas após a final do C2 500m no domingo. Já os portugueses João Ribeiro e Messias Baptista conquistaram a medalha de ouro no K2 500m e asseguraram para o país uma das seis vagas disponíveis na prova.
Como os Comitês Olímpicos Nacionais têm autoridade exclusiva sobre a representação de seus respectivos países nos Jogos Olímpicos, a participação dos atletas nos Jogos de Paris depende de seus CONs selecioná-los para representar sua delegação em Paris 2024.
No caso brasileiro, Isaquias terminou a disputa do C1 1000m, que concedia cinco cotas em Paris 2024, na sexta posição. Contudo, o tcheco Martin Fuksa, campeão da prova, foi oitavo colocado no C2 500m, assegurando uma das oito vagas distribuídas neste evento. Dessa forma, abriu uma realocação para a competição individual.
De acordo com as regras de classificação Olímpica da modalidade, cada atleta só pode assegurar uma cota para o país no Mundial de Canoagem Velocidade 2023. Caso ele conquiste duas vagas (em prova individual e coletiva), a prioridade é da maior embarcação, realocando a distância individual para o país que ainda não obteve classificação.
SAIBA MAIS | Entenda as regras de classificação da canoagem velocidade (em inglês)
Portugal se despede com mais um título mundial
Já os portugueses João Ribeiro e Messias Baptista asseguraram a cota Olímpica para Portugal com um grande resultado. A dupla conquistou a medalha de ouro no K2 500m masculino na final realizada neste domingo, 27 de agosto.
Eles completaram a prova em 1min29s037, à frente dos húngaros Bence Nadas e Balint Kopasz, medalhistas de prata, e dos espanhóis Adrian del Rio e Rodrigo Germade, que alcançaram o bronze. É o segundo título de Portugal no Mundial de Canoagem Velocidade 2023. No sábado, Fernando Pimenta venceu o K1 1000m.
Já Fernando Pimenta encerra sua participação com a terceira medalha em três provas disputadas. No K1 5000m, ele terminou na segunda posição com 20min09s974. O dinamarquês Mads Pedersen foi o campeão com 19min55s467. Nico Paufler, da Alemanha, completou o pódio com 20min36s042.
RELEMBRE | Fernando Pimenta alcança 16ª medalha em mundiais de canoagem velocidade
Crédito: Link de origem



Comentários estão fechados.