“Concluímos a primeira semana de treinos da Seleção Nacional de Andebol de Cabo Verde aqui em Portugal, mais precisamente em Rio Maior, onde estamos a nos preparar para o próximo Campeonato Africano, agendado de 17 a 27 de Janeiro no Egipto”, refere a federação da modalidade.
Esta semana inicial, ainda de acordo com a fonte, foi intensa, focada em treinos físicos e na adaptação dos atletas à nova equipa técnica e aos modelos de jogo, tanto ofensivo quanto defensivo.
“Durante este período, lê-se na comunicação federativa, tivemos a oportunidade de enfrentar a seleção A de Portugal em dois jogos treinos, nos quais, infelizmente, não alcançamos a vitória”.
No entanto, sublinha a nota, mais do que os resultados, estes confrontos permitiram à equipa técnica liderada por Jorge Rito, observar todos os atletas em ação “contra uma das melhores seleções europeias, que também se prepara para o Europeu de 2024.
Cumprida mais esta etapa, os 20 pré-convocados terão três dias de pausa, estando a segunda fase deste treino de preparação de Dezembro em Portugal, marcado para 03 de Janeiro, também em Rio Maior.
“Estamos determinados e confiantes para alcançar os nossos objetivos. Juntos, rumo ao Campeonato Africano!”, enaltece a federação.
A 26ª edição do Campeonato Africano das Nações (CAN) realiza-se no Egipto de 17 a 27 de Janeiro de 2024.
Cabo Verde, na qualidade de vice-campeã de África, vai ao Egipto com a missão de “tentar fazer o melhor” ou pelo menos ficar nos três primeiros lugares, que dão acesso a qualificação para Jogos Olímpicos de Paris’2024.
De acordo com a calendarização, a seleção crioula estreia-se a 17 de Janeiro no Grupo A, ante o Ruanda, para dois dias depois, 19, defrontar a congénere da Zâmbia, estando o terceiro e último jogo da fase do Grupo frente a sua similar da RD Congo, marcado para 21 de Janeiro.
À luz do regulamento da Confederação Africana de Andebol (CAH, na sigla em inglês) os dois melhores de cada grupo avançam para a próxima fase.
Constituição dos Grupos
A: Cabo Verde, RD Congo, Zâmbia e Rwanda
B: Egipto (campeã d’África em título), Guiné Conacri, Camarões e Congo
C: Marrocos, Argélia, Gabão e Líbia
D: Tunísia, Angola, Nigéria e Quénia.
Inforpress
Crédito: Link de origem



Comentários estão fechados.