Alcains: Passeio Alma Azul em nome das rosas

Reconquista – 12/05/2022 – 23:32

Integrado no Festival de Língua Portuguesa – A Língua Toda 2022, a Alma Azul realiza domingo o passeio “Em nome das rosas”, com leituras em espaços públicos e privados.

Os jardins vão ser os pontos privilegiados neste evento

Integrado no Festival de Língua Portuguesa – A Língua Toda 2022, a Alma Azul realiza domingo, dia 15 de maio, entre as 9H00 e as 11H00, o passeio “Em nome das rosas”, com leituras em espaços públicos e privados, tendo os jardins e as rosas como protagonistas. Mais que um programa turístico, este passeio também pretende criar uma Comunidade de Leitores em Mobilidade.

O passeio começa junto à Fonte Romana, no centro da vila, seguindo pela avenida Ramalho Eanes, pelas ruas Eça de Queirós e Vicente Sanches, onde, junto à entrada do antigo Solar dos Goulões, hoje Centro Cultural de Alcains, serão lidos alguns Aforismos de Vicente Sanches, autor singular do teatro em Portugal. O grupo segue depois até ao largo do Espírito Santo e daí para a Pedreira e para a urbanização da antiga Quinta dos Carvalhões. Será feita uma visita breve a um sobreiro centenário, passando depois pela Zona de Lazer da Ribeira da Líria e terminando no Chafariz Velho, na esplanada do café JTX, de João Teixeira, onde haverá um mata-bicho com a prova de borrachões, biscoito típico de Alcains e da Beira Baixa

Neste passeio, dedicado exclusivamente a autores de língua portuguesa (Conceição Lima, de São Tomé e Príncipe; Vasco Martins, de Cabo Verde; José Luís Mendonça, de Angola; Rita Ié, da Guiné-Bissau; Suzana Vargas, do Brasil; e Alexandre Valinho Gigas e Gisela Cañamero, de Portugal), todos publicados na antologia “Poesia da Língua Toda), edição do Festival A Língua 2022, indo o destaque para os Aforismos de Vicente Sanches e as recolhas da tradição oral da vila fixadas pelo cónego Franco Infante no seu livro Património Cultural de Alcains. Haverá ainda uma breve evocação à memória do moçambicano José Craveirinha e dos portugueses Agustina Bessa-Luís e José Saramago, três autores nascidos em 1922, num lugar simbólico (em granito) de Alcains.

As inscrições são gratuitas, mas limitadas a doze participações, desde que feitas previamente através do correio eletrónico da Alma Azul.

COMENTÁRIOS

Crédito: Link de origem

- Advertisement -

Comentários estão fechados.