ADIRN participou no Encontro Terras da Lusofonia no âmbito da Cooperação Transnacional

No âmbito da Cooperação LEADER da medida 10.3 do PDR2020, foi organizado, na passada semana, um encontro entre os GAL portugueses e o Governo de Cabo Verde, presidido pelo Senhor Ministro das Comunidades de Cabo Verde.

Participaram nesta iniciativa dez GAL’s nacionais e municípios associados, nomeadamente técnicos e direção: ADIRN, AIDA (GAL Aveiro Norte e GAL Aveiro Sul), ADRIMINHO, APRODER, ADER AL, DESTEQUE, DUECEIRA, RUDE e TERRAS de SICÓ, bem como Presidentes, vice-Presidentes e Vereadores de 18 Municípios, representante da Associação Nacional de Municípios Portugueses e Presidente da Federação Minha Terra.

Esta acção, contou também com a participação de diversas entidades cabo verdianas, destacando-se a presença do Presidente da Associação Nacional de Municípios de Cabo Verde, presidentes de seis municípios cabo-verdianos, Ministro do Turismo de Cabo Verde e Embaixador de Portugal em Cabo Verde.

Foram abordadas diversas temáticas, sobre as quais todos têm trabalhado e sobre as quais se adquiriu ao longo dos anos riqueza de experiências para partilhar. Foi apresentado o projecto “Terras da Lusofonia” e “Cultivar e Cooperar” pelo coordenador da ADIRN e ainda o ponto de situação da cooperação LEADER em Portugal pelo Presidente da Federação Minha Terra.

Os trabalhos incidiram na reflexão sobre o futuro da cooperação e das geminações entre entidades portuguesas e cabo-verdianas, onde tiveram intervenção todas as entidades presentes, abrindo portas a novas geminações, tendo ficado deliberado a realização de um congresso entre os dois países
sobre estas duas temáticas, a realizar em Cabo Verde no primeiro semestre de 2024 e que contará com o apoio do governo cabo verdiano e dos municípios portugueses.

Durante estes dias foram partilhadas experiências entre dois países que, apesar da distância física estão próximos na forma de estar perante os desafios que se nos colocam e acima de tudo na sua visão comum sobre o que se pretende em matéria de desenvolvimento para os territórios rurais.

Os trabalhos incidiram na reflexão sobre o futuro da cooperação e das geminações entre entidades portuguesas e cabo-verdianas

Esta participação contou ainda com a visita à FIC – Feira Internacional de Cabo Verde, nomeadamente na inauguração a convite da organização e ainda na sessão de apresentação no stand de Portugal, que contou com a participação do senhor Secretário de Estado da Internacionalização de Portugal.

Houve ainda lugar a uma reunião entre a ADIRN e a Federação Minha Terra com a Senhora Embaixadora da EU em Cabo Verde, no âmbito das oportunidades de financiamento a projectos de cooperação entre os dois países e possíveis acções a desenvolver a curto prazo.

– Notícia completa na edição que está nas bancas


Crédito: Link de origem

- Advertisement -

Comentários estão fechados.