Com a proposta de abrir espaço para diferentes gêneros musicais, mantendo a máxima de respeitar a diversidade e pluralidade da música brasileira, a programação do período de 26/5 a 1/6, no Sesc Campinas, reúne no caldeirão sonoro, a modernidade do punk-rock da Patife Band, a tradição da autêntica roda de samba com o Pagode da Vó Tiana e a força da mulher negra com a Afrobeat Orquestra.
Com 40 anos de atividade e vinculada à Vanguarda Paulistana – movimento musical independente ocorrido na cidade de São Paulo no final da década de 70 até meados dos anos 80 -, a “Patife Band” (Dia 27/5, sábado, às 16h, no Jardim do Galpão, grátis. Atividade aberta, sem retirada de ingressos), traz para Campinas sua proposta de modernidade, em um projeto que trabalha a música atonal, o punk-rock e o dodecafonismo, criando um gênero ímpar, que tem atraído fãs ao longo dos anos.
O idealizador do projeto, Paulo Barnabé, lançou dois cultuados discos, o mini-LP (EP) “Patife Band” (1985) e o álbum “Corredor Polonês” (1987). Em 2003 lança nas plataformas digitais “Patife Band ao vivo em Londrina”. Patife é o pseudônimo artístico de Paulo Barnabé, fundador e líder do grupo desde 1983. Além de Paulo Barnabé, no vocal e percussão, o quarteto é formado por Fábio Gouveia na guitarra, Felipe Brizola no baixo, Paulo Elvis Toledo na bateria; com participação de Richard Fermino no sax alto e barítono.
O bom e velho samba ganha voz com o “Pagode da Vó Tiana” (Dia 28/5, domingo, às 16h, no Jardim do Galpão, grátis. Atividade aberta, sem retirada de ingressos). Nascido em 2004, a partir da vontade de um grupo de amigos de formar uma roda de samba mensal, o Pagode da Vó Tiana completa 19 anos em 2023. Tem em sua formação músicos renomados, cantores, compositores e multi-instrumentistas. Já acompanhou nomes consagrados do samba como Nãnãna da Mangueira e Osvaldinho da Cuíca. No repertório, clássicos de Candeia, Dona Ivone Lara, Zeca Pagodinho entre outros.
Fechando a programação musical da semana, entra em cena o “Funmilayo Afrobeat Orquestra” (Dia 1º/6, quinta, às 20h, no Jardim do Galpão, grátis. Atividade aberta, sem retirada de ingressos). O grupo foi formado em 2019 pela cantora e saxofonista Stela Nesrine e pela trompetista Larissa Oliveira. Provocadas pela ausência de mulheres negras no afrobeat, um gênero essencialmente negro, que surgiu na Nigéria nos anos 1960, as duas buscaram outras artistas para dar vida ao projeto.
A banda apresenta ao mundo seu primeiro disco, intitulado “Funmilayo”. Inspirado pela trajetória artística e intelectual de mulheres negras brasileiras, somadas às experiências particulares de cada integrante, o álbum mistura o afrobeat, ritmo nigeriano, com a musicalidade brasileira afrodiaspórica.
O nome do álbum de estreia homenageia Funmilayo Anikulapo Kuti, pioneira na luta das mulheres nigerianas por liberdade, direito ao voto e justiça social. Professora proeminente e ativista incansável, Funmilayo é mãe de Fela Anikulapo Kuti, artista nigeriano considerado o criador do afrobeat, com músicas engajadas em políticas e problemas sociais.
A Orquestra é composta por Bruna Duarte (baixo), Stela Nesrine (sax alto e voz), Tamiris Silveira (teclado e voz), Ana Goes (sax tenor e voz), AfroJu Rodrigues (percussão e voz), Rosa Couto (voz e flauta), Vanessa Soares (dança), Sthe Araújo (percussão e voz), Priscila Hilário (bateria e voz), Larissa Oliveira (trompete e voz) e Jasper Okan (guitarra e voz).
SERVIÇO
Dia 27/5 |sábado
Patife Band (Música)
Dia 27/5, sábado, às 16h
Jardim do Galpão, grátis
Com Paulo Barnabé (vocal e percussão), Fábio Gouveia (guitarra), Felipe Brizola (baixo), Paulo Elvis Toledo (bateria), e participação de Richard Fermino (sax alto e barítono)
Atividade aberta, sem retirada de ingressos
DIA 28/5 | domingo
Pagode da Vó Tiana (Música)
Dia 28/5, domingo, às 16h
Jardim do Galpão, grátis
Com Pagode da Vó Tiana
Atividade aberta, sem retirada de ingressos
DIA 01/6 | quinta
Funmilayo Afrobeat Orquestra (Música)
Dia 1º/6, quinta, às 20h
Jardim do Galpão, grátis
Com Afrobeat Orquestra Atividade aberta, sem retirada de ingressos
Crédito: Link de origem



Comentários estão fechados.