Japão cria tecnologia mais eficiente do mundo capaz de remover CO2 da atmosfera

Tecnologia

Processo é pelo menos duas vezes mais rápido que os sistemas já existentes

Japão cria tecnologia mais eficiente do mundo capaz de remover CO2 da atmosfera. Imagem: Pixabay.
Japão cria tecnologia mais eficiente do mundo capaz de remover CO2 da atmosfera. Imagem: Pixabay.

Pesquisadores desenvolveram um novo sistema de captura capaz de remover dióxido de carbono (CO2) diretamente da atmosfera. A novidade fica por conta do desempenho, que é o mais eficiente do mundo. A pesquisa foi desenvolvida na Universidade Metropolitana de Tóquio, no Japão, e recentemente publicada. As informações são do portal Olhar Digital, especialista em tecnologia.

O resultado da pesquisa foi publicado pela American Chemical Society, que descreve que o estudo usa diamina isoforona (IPDA) em um sistema de “separação de fases líquido-sólidas” no processo de remoção de gás carbônico de baixa concentração na atmosfera com 99% de eficiência. De acordo com os responsáveis, o composto é reutilizável com aquecimento mínimo e é pelo menos duas vezes mais rápido que os sistemas já existentes.

 

Os efeitos devastadores das mudanças climáticas são sentidos em todo o mundo e por isso existe necessidade urgente tecnologias e de políticas mais eficientes resolver essa questão. O campo de estudos a esse trabalho está se desenvolvendo de forma relativamente veloz, porém ainda encontra alguns obstáculos para que esses sistemas sejam implementados em escala. E a eficiência tem se mostrado um dos maiores desafios.

 

O sistema de captura direta de ar (DAC), já conhecidos atualmente, ainda são processos lentos, porque as atuais concentrações de CO2 tornam as reações químicas com compostos solventes muito lentas. Atualmente, as dificuldades de retirar o gás em ciclos de captura mais sustentáveis demandam energia e mesmo com esforços para construir modelos ainda existem sérios problemas de eficiência e custos de recuperação.

Crédito: Link de origem

- Advertisement -

Comentários estão fechados.