Detidos em Portugal membros de organização de tráfico de droga que operava entre a América do Sul e a Europa

A Polícia Nacional de Espanha avança, esta sexta-feira, que desmantelou, numa operação conjunta com a Noruega, a “maior organização de tráfico de droga do mundo” que atuava entre a América do Sul e a Europa. Para tal contou com a colaboração de outros países, entre os quais Portugal, onde foram detidas três pessoas.

A Judiciária especifica, em comunicado enviado às redações, que na sequêncua da operação “Mentor” – como a designou – participaram 11 países, foram apreendidos 1.500 quilos de cocaína, realizadas 47 buscas domiciliárias, apreendidos mais de 35 veículos, oito embarcações e 85 telefones, e detidas 50 pessoas.

A operação começou em 2020 quando, em conjunto com as autoridades do Reino Unido, foi possível detetar uma organização britânica, com sede em Espanha, que tinha ligações estratégicas para o tráfico de cocaína.

O líder da operação, conhecido como “o professor” atuava há mais de 20 anos e, juntamente com cartéis colombianos e mexicanos, coordenava a produção e o transporte. ”A investigação revelou que o dinheiro gerado pelos carregamentos de droga era reinvestido em novas operações e branqueado através de uma rede de negócios que operava em vários países”, explica a polícia espanhola.

Crédito: Link de origem

- Advertisement -

Comentários estão fechados.