O Presidente da República Popular da China, Xi Jinping, defende uma cooperação pragmática e o reforço da coordenação entre Bissau e Pequim.
O líder chinês expôs a sua intenção durante visita de Estado do Presidente da Guiné-Bissau Umaro Sissoco Embaló à China que iniciou esta quarta-feira, 10 de Junho, e termina amanhã, com o objectivo de reforçar a relação entre os dois países e atrair investimentos chineses.
“A China está pronta para reforçar os intercâmbios amistosos com a Guiné-Bissau a todos os níveis”, disse Xi Jinping, “aumentar a partilha de experiências em matéria de governação e expandir a cooperação em áreas como agricultura, mineração, construção de infra-estruturas e economia azul, sob a orientação da construção de alta qualidade da Iniciativa Faixa e Rota”, vincou Xi Jinping que na ocasião, encorajou “as empresas chinesas a investirem na Guiné-Bissau, como meio de o país “transformar o seu potencial de recursos em impulso de desenvolvimento”.
Segundo o líder chinês “a China está disposta a continuar a prestar apoio, dentro da sua capacidade, à construção interna da Guiné-Bissau e continuará a enviar os seus peritos em arroz e equipas médicas para ajudar a Guiné-Bissau a garantir a segurança alimentar e a saúde pública”.
O Presidente da República Popular da China confirmou também que o seu país “continuará a fornecer bolsas de estudo e oportunidades de formação para ajudar a Guiné-Bissau a cultivar mais talentos para o seu desenvolvimento nacional”, disse.
Na mesma ocasião, Umaro Sissoco Embaló referiu que a Guiné-Bissau continuará firme com a China na defesa do princípio de Uma Só China e apoiar a posição da China nos seus interesses fundamentais, como a questão de Taiwan.
O objectivo da Guiné-Bissau é aprender com a experiência de desenvolvimento da China e reforçar a cooperação com o país asiático nas áreas de comércio, investimento, infra-estruturas e recursos minerais.
Após as conversas, os dois chefes de Estado testemunharam a assinatura de vários documentos de cooperação bilateral relacionados à Iniciativa de Desenvolvimento Global, desenvolvimento económico, inspecção alfandegária e quarentena, geologia, mineração e outros campos.
Mamandin Indjai / Xinhua
Crédito: Link de origem



Comentários estão fechados.