Cabo Verde trabalha para aceder ao Fundo Verde para o Clima

O consultor da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO, na sigla inglesa), Manuel Pinheiro, informou que Cabo Verde deve submeter, no início do segundo semestre, um pacote de projetos de adaptação e mitigação das alterações climáticas para financiamento internacional junto do Fundo Verde para o Clima. 

Pinheiro é ainda o coordenador do projeto “Reforçar as capacidades de Cabo Verde na abordagem dos efeitos das alterações climáticas em setores-chave da economia azul”. 

Ainda de acordo com o responsável, o acesso ao fundo, que tem mais de 11 mil milhões de dólares, depende de bons projetos e da capacidade de coordenação do país. 

“Um critério máximo para acesso é que todos os projetos têm que ter uma racionalidade climática para fazer face aos efeitos das mudanças climáticas. Isso quer dizer que é bastante específico e que exige preparação técnica e científica. Para além do manual, o projeto inclui a elaboração de um programa de investimento climático que será submetido ao GCF”, acrescentou, citado pela “Rádio Morabeza”. 

“A submissão será ainda este ano. Julho ou agosto é a data limite para a submissão. Vai depender da aprovação da Autoridade Nacional Designada”, prosseguiu.

Crédito: Link de origem

- Advertisement -

Comentários estão fechados.