Filmado em Lagos, Nigéria, (Un)credited lança um olhar atento sobre o poder e a importância da dança na Nigéria, bem como sobre as raízes da música africana e como os passos de dança originários do país se tornaram grandes em todo o mundo.
O título é uma chamada de atenção para a forma como a dança afro se tornou uma sensação global, apesar dos criadores do movimento permanecerem incógnitos e não receberem qualquer crédito pelo seu trabalho, continuando a lutar diariamente por uma vida melhor.
Tendo como pano de fundo o Red Bull Dance Your Style Nigéria 2019, o espectador é apresentado a alguns dos bailarinos que competiram no evento.
46 min
(Un)credited
Conhece as origens da dança na Nigéria e como moldou uma cultura global mainstream.
Este documentário dá-nos a conhecer os veteranos da cena da dança nigeriana que partilham a sua perspectiva sobre como os bailarinos são tratados e a sua visão para espalhar o seu estilo de dança ao nível global.
Uma delas é Yeni Kuti, filha de Fela Kuti, um dos pioneiros do Afrobeat. No documentário, ela partilha as suas experiências no olho da tempestade quando o fenómeno Afrobeat explodiu para o mundo.
A bailarina e coreógrafa Kaffy
© Tyrone Bradly
Kafayat Oluwatoyin Shafau, também conhecido como “Kaffy” é um respeitado bailarino proveniente da Nigéria. A sua missão? Elevar os bailarinos nigerianos ao mesmo nível dos artistas musicais internacionais para os quais dançam. Neste projeto, Kaffy explica como os artistas musicais chegaram à fama e ao estrelato, mas os dançarinos não apesar dos milhões de visualizações nas redes sociais.
Davido, artista de Afrobeat
© Tyrone Bradly
Inspirar bailarinos e artistas
No documentário é possível ver uma entrevista com o famoso artista Afrobeats Davido, cuja música “Skelewu” se tornou uma das maiores canções de dança em África em 2013.
A seguir, as câmeras acompanham uma conversa com Hermès, um bailarino que conquistou a fama por um solo que fez num dos videoclipes de Davido, mas que continua a viver na comunidade local.
Seyi Oluyole é a fundadora da Dream Catchers Academy. A sua academia é um internato educacional gratuito para raparigas órfãs que combina educação e arte, usando a dança para ajudar as meninas a se sentirem vistas e ouvidas. O documentário conta ainda a história de como um pequeno vídeo de dança que Seyi Oluyole gravou com os seus filhos se tornou viral e inspirou a modelo Naomi Campbell a visitar a sua escola.
Seyi Oluyole, fundadora da Dream Catchers Academy
© Tyrone Bradly
O documentário centra-se em Blayke e Bjmiah, que estão entre os 16 bailarinos da Final Nacional.
Blayke é um bailarino que trabalha como costureiro. Filho mais velho de uma família de cinco irmãos, ele sente a pressão de ter que ajudar no sustento da sua família. Com o passar dos anos, perdeu um pouco a motivação para a dança e não participava de uma competição desde 2017. No entanto, chegou à Final Nacional com a vontade de voltar a acreditar na sua capacidade de vencer.
O aluno de Blayke, Bjmiah, é jovem e cheio de energia. Vencer o Dance Your Style Nigeria é o sonho que promete elevar o seu futuro na dança e ajudá-lo a mudar a perspectiva do seus pais, e de todos, que não veem a dança como uma carreira viável.
Os outros finalistas nacionais estão entre os melhores bailarinos do país. Entre eles estão P-Boi, C-Fly, Sarah Bhlac, Smack, Locking-Mike, Sage Youngsmack, Reck Empire, Charles, TomTom, Big Chinx e Locking-Sion.
O documentário conta ainda com demonstrações de muitos dos famosos passos de dança afro, com Afro JuJu, Makosa, Swo, Galala, Azonto, Etigi, Sekem, Shaku Shaku e outros.
Parte desta história
(Un)credited
Conhece as origens da dança na Nigéria e como moldou uma cultura global mainstream.
Crédito: Link de origem



Comentários estão fechados.