O presidente Lula através de um decreto publicado no Diário Oficial da União desta quinta-feira (11), promulgou o acordo entre a República Federativa do Brasil e a República do Peru para facilitação do trânsito de veículos de uso particular.
O acordo que já havia sido firmado em Lima, em 11 de dezembro de 2009, ficará sujeito a aprovação ou revisão do Congresso Nacional. Conforme o decreto, medida visa contribuir para o fortalecimento dos “tradicionais laços de amizade que unem seus povos, por meio do fomento do turismo e do comércio, bem como da integração fronteiriça”.
Os veículos vão poder transitar entre os territórios livres do pagamento de impostos alfandegários e demais tributos de importação, por um prazo que não poderá superar o período de permanência do nacional ou residente.
Os veículos de uso particular enquadrados são : automóveis, motocicletas, bicicletas motorizadas, “moto homes” e reboques registrados ou matriculados em qualquer uma das Partes. Também serão considerados veículos de uso particular as embarcações de recreio e esportivas, de uso particular e similares, desde que não transportem carga ou passageiros com fins comerciais, registrados ou matriculados em qualquer uma das Partes.
Os veículos poderão ingressar ou sair do território de ambos os países por qualquer um dos postos de controle de fronteira habilitados ao trânsito internacional, sejam terrestres, aéreos, marítimos ou fluviais.
As partes autorizarão o ingresso e a permanência temporária dos veículos de uso particular mediante a apresentação pelo condutor nacional ou residente do outro país da seguinte documentação vigente: Documento Nacional de Identidade ou Passaporte, ou identidade de estrangeiro, no caso de o interessado não ser nacional de uma das Partes, juntamente com o cartão de migração correspondente; b) Carteira Nacional de Habilitação que corresponda à categoria do veículo conduzido; Certificado de propriedade ou de matrícula do veículo que confirme a propriedade do mesmo; e Documento de autorização notarial para conduzir o veículo, quando o condutor não for o proprietário.
Reportar Erro
Deixe seu Comentário
Leia Também
Polícia
Bebê de 11 meses se afoga ao brincar com chupeta em balde de água no Caiobá

Justiça
Prisão de Claudinho Serra é defendida por juiz de Sidrolândia em manifestação ao TJMS

Justiça
Justiça procura Giroto para responder ação por enriquecimento ilícito

Interior
Prefeito de Três Lagoas é condenado por contratar FAPEC sem licitação para processo seletivo

Geral
JD1TV: Peladão, homem é flagrado correndo com bumbum de fora na Mascarenhas de Moraes

Geral
Mais de 2,3 mil moradias serão construídas em MS através do “Minha Casa, Minha Vida”

Justiça
Júri de Campo Grande absolve réu por duplo homicídio na Vila Moreninha III

Geral
Expogrande terá debate sobre citricultura neste sábado

Geral
Horóscopo do dia – Veja a previsão para o seu signo 11/04/2024

Política
Trio Bolsonarista de MS vota contra prisão de Chiquinho Brazão acusado de mandar matar Marielle
Crédito: Link de origem



Comentários estão fechados.