Casa da Ciência e Tecnologia de Aracaju disponibiliza observação com telescópio do eclipse total da lua | Sergipe

Na noite deste domingo (15), um eclipse total da lua poderá ser observado do Brasil. Na capital, a Casa de Ciência e Tecnologia da Cidade de Aracaju Galileu Galilei (CCTECA), vai promover a observação com telescópios do fenômeno, também chamado de ‘Lua de Sangue’, na área externa do local, que fica dentro do Parque Augusto Franco.

Além da observação com telescópios, que será iniciada a partir das 22h30, haverá uma tela com explicações e simulações sobre o fenômeno. “Para segurança de todos, o evento contará com a presença da Guarda Municipal de Aracaju [GMA]. Não há limite de participantes e orientamos levar repelentes para quem pretende ficar até o fim da observação”, explica o coordenador da CCTECA, Augusto Almeida,

Ainda de acordo com ele, a partir das 22h32, a lua ficará com o aspecto acinzentado, dando início ao eclipse. Às 23h27, a lua ficará ‘cortada’ e, 0h29, iniciará seu aspecto avermelhado. O ponto máximo do eclipse será registrado à 1h11, já na madrugada de domingo para segunda-feira.

A partir de 1h53, a lua voltará ao tom acinzentado. O fim da observação acontecerá às 3h50, quando se encerra o eclipse e a lua cheia brilhará novamente.

A CCTECA alerta que o evento poderá ser cancelado de acordo com as condições do tempo. O acesso ao local se dá pela lateral do Parque, no portão da Avenida Oviêdo Teixeira.

Crédito: Link de origem

- Advertisement -

Comentários estão fechados.