Três onças-pintadas foram filmadas atravessando o rio Paraguai Reprodução
Pescadores flagraram três onças-pintadas atravessando o rio Paraguai, em Cáceres (MT), na região do Pantanal. As imagens foram captadas no domingo (17/3). Segundo o biólogo Leandro Silveira, presidente do Instituto Onça Pintada, os animais aparentam ser adultos. Podem ser uma fêmea no cio e dois machos em busca de acasalamento.
“Essa cena está ficando mais comum em algumas partes do Brasil, o que mostra que está aumentando a população de onças e ao mesmo tempo estão ficando mais tolerantes à presença humana”, diz ele.
Leia mais
Assista ao vídeo:
Três onças-pintadas foram filmadas atravessando o rio Paraguai
Segundo o especialista, no entanto, as imagens de duas onças voltando para a margem de onde saíram sugerem que eles sentiram acuados com a presença dos pescadores, que, inclusive, se colocaram em uma situação de risco. “Se chegar muito perto, a onça pode pular dentro da canoa e atacar como defesa. Existem alguns casos de acidentes assim.”
Silveira diz que atualmente há vários projetos de pesquisa e turismo em andamento que ajudam a aumentar a vigilância no Pantanal e a entender como vivem os animais, e permitem um monitoramento da população. “O avistamento maior da onça pelo turista e os destaques na mídia fazem com que os caçadores e outras pessoas fiquem mais inibidas de matar o animal.”
O biólogo mostrou no Instagram na semana passada outro vídeo de uma onça e dois filhotes atravessando um rio Crixás, na região do Araguaia. Silveira avaliou a situação como arriscada para os pescadores e o barqueiro que filmaram os animais.
Segundo ele, os pescadores e o barqueiro que filmaram a cena tenham chegado muito perto e causado estresse desnecessário nos animais, uma interação forçada que pode até configurar crime ambiental.
Maior felino do continente americano, a onça pintada pode chegar a 135 kg e está classificada na lista do Ibama e da União Internacional para Conservação da Natureza como espécie vulnerável.
Mais recente
Próxima
Moody’s eleva perspectivas de rating da Marfrig e BRF
Crédito: Link de origem



Comentários estão fechados.