Cabo Verde é o primeiro lusófono na Freedom Online Coalition

A adesão “é um marco significativo que reforça o compromisso inabalável do país com os princípios fundamentais da liberdade de expressão, privacidade online e acesso aberto à informação”, anunciou em comunicado.

“Este passo reafirma a nossa determinação em garantir que todos os cidadãos tenham a oportunidade de desfrutar plenamente dos benefícios da era digital, enquanto protegemos os seus direitos fundamentais”, acrescentou.

Cabo Verde tem veiculado a vontade de desenvolver o setor digital, procurando “promover o acesso equitativo à tecnologia e fortalecer a resiliência das infraestruturas”.

Citado no comunicado, o secretário de Estado da Economia Digital, Pedro Lopes, referiu que Cabo Verde, “como Ilhas Tecnológicas da África Ocidental”, reafirma o propósito de “defender os direitos humanos fundamentais na esfera digital”, mostrando-se disponível para iniciar, desde já, o trabalho com a organização.

A Freedom Online Coalition é uma aliança internacional de Governos comprometidos com a promoção e proteção dos direitos humanos online e da liberdade na Internet.

Foi fundada em 2011 por um grupo inicial de 15 países e desde então cresceu, contando atualmente com 39 membros.

O objetivo da organização é “coordenar esforços entre os países membros para promover uma Internet aberta, livre e segura em todo o mundo, além de defender princípios como liberdade de expressão, privacidade, acesso aberto à informação e respeito pelos direitos humanos”.

A aliança realiza atividades diplomáticas, compartilha boas práticas e coopera em iniciativas “para enfrentar desafios relacionados com a liberdade na Internet”.

Lusa

Crédito: Link de origem

- Advertisement -

Comentários estão fechados.