Peito de peru não é saudável; saiba por quê e como substituir | nutrição

Peito de peru, blanquet, fiambre e presunto magro eram os queridinhos das dietas décadas atrás. Mas eles devem ser evitados em dieta para promoção de saúde. Você sabe por quê?

Tábua com peito de peru: produto era considerado saudável, mas, na verdade, não é, pois contém série de aditivos — Foto: iStock

Peito de peru, blanquet, fiambre e presunto magro são alimentos ultraprocessados que tempos atrás eram utilizados em dietas para controle de peso. Eram adicionados às preparações por serem fontes de proteínas e não terem alta densidade energética. É que as dietas para controle de peso tinham maior preocupação com o valor calórico dos alimentos e em possuir variedade alimentar e maior durabilidade, mas com menor cuidado com os ingredientes.

Proteínas – antes ou depois do treino? Nutricionista Cris Perroni tira as dúvidas

Esses produtos são constituídos de proteínas animais e vegetais, gordura, açúcar, sal, corantes, estabilizantes, aromatizantes, realçadores de sabor e outros aditivos.

Exemplo da descrição do rótulo:

Peito defumado de chester: peito de ave, água, proteína isolada de soja, fécula, sal, açúcar, estabilizante: tripolifosfato de sódio (INS 451i), espessante: carragena (INS 407), aromatizante: aromas naturais (com pimenta e aipo), conservador: nitrito de sódio (INS 316) e corante: carmim de cochonila (INS-120).

Alimentos ultraprocessados possuem alta correlação com aumento de doenças crônicas não transmissíveis, como obesidade, diabetes tipo 2, hipertensão, doenças cardiovasculares e alguns tipos de câncer.

Em 2015, a Organização Mundial da Saúde (OMS) emitiu comunicado afirmando que o consumo excessivo de carnes processadas como salsicha, presunto, salame, mortadela e carne seca aumentaria o risco de desenvolvimento de câncer.

Foi realizado estudo de meta-análise (avaliação de vários estudos publicados), e estima-se que a ingestão diária de 50 gramas de carne processada aumente o risco de câncer colorretal em 18%. Segundo dados da OMS de 2012, esse tipo de câncer é o segundo mais diagnosticado em mulheres e o terceiro em homens no mundo.

Eles eram muito utilizados para rechear sanduíches ou tapioca. Como substituir estes embutidos na dieta? Ovo mexido, pasta de ovo, pasta de frango, rosbife, homus, pasta de tofu, pasta de amendoim, ricota, cottage, queijo minas e muçarela de búfala.

Dietas para controle de peso precisam do controle da ingestão alimentar – quantidade e qualidade dos alimentos. Não basta contar calorias e fazer déficit energético. A qualidade alimentar importa quando estamos preocupados com saúde, melhora da composição corporal e desempenho esportivo.

Aumente sua variedade alimentar e dê preferência para alimentos in natura ou minimamente processados.

Como diria o escritor americano Michael Pollan:

“Não coma nada que sua avó não reconheceria como comida”

“Coma alimentos feitos com ingredientes que você imagina crus ou crescendo na natureza”

* As informações e opiniões emitidas neste texto são de inteira responsabilidade do autor, não correspondendo, necessariamente, ao ponto de vista do ge / Eu Atleta.

Crédito: Link de origem

- Advertisement -

Comentários estão fechados.