Como funcionam os impostos no Canadá – OiCanadá

As províncias e territórios canadenses têm autonomia pra estabelecer um sistema próprio de taxação sobre salários e sobre produtos e serviços. Isto quer dizer que uma mesma faixa salarial terá descontos diferentes dependendo de onde o cidadão mora e que as compras de mercadorias ou serviços terão também impactos diferentes no seu bolso, de acordo com o seu CEP. Conheça aqui os valores praticados por cada província.

Sobre serviços e mercadorias

No Brasil, estamos acostumados a pagar um imposto que já vem embutido no preço dos serviços ou mercadorias. No Canadá, isto é bem diferente, e costuma assustar visitantes e imigrantes porque o preço anunciado ou registrado numa etiqueta nunca é o valor final a ser pago — é preciso somar ali a porcentagem do imposto. 

Essa porcentagem é dividida em duas partes: a Provincial Sales Tax (PST) que varia entre as províncias e a Goods and Services Tax (GST), que é um imposto federal de 5% aplicado em todo o país. 

Na nota fiscal de qualquer transação, dá para ver que tipo de taxa foi cobrada e qual a porcentagem praticada na região. Ali podem aparecer as siglas PST, GST, HST ou ainda QST e até RST. Pode também ser que a taxa local ou federal ou até mesmo as duas não apareçam, porque há certos itens que são isentos, como acontece, por exemplo, com alguns produtos alimentícios.

HST é a Harmonized Sales Tax que é, na prática, a soma da PST e da GST que simplesmente é processada de maneira conjugada, ou como eles dizem, harmonizada. Quando uma transação fala em HST e PST, isto quer dizer que uma parte será remetida para a província e a outra para o governo federal. Quando o recibo mostra PST é porque o valor será remetido para um só local que depois processará internamente o que fica com cada uma das duas instâncias governamentais.

A QST, por sua vez, é o imposto local cobrado na província do Québec, ou Québec Tax Sales, enquanto o RST é o Retail Tax sales, um nome diferente para o mesmo imposto praticado na província de Manitoba. Agora veja o peso destes impostos no seu bolso.

PROVÍNCIA SISTEMA % LOCAL % TOTAL Total
Alberta GST 0 5
Northwest Territories GST 0 5
Yukon GST 0 5
Nunavut GST 0 5
Saskatchewan GST + PST 6 11
British Columbia GST + PST 7 12
Manitoba GST + RST 7 12
Ontário HST 8 13
Québec GST + QST 9,975 14,975
New Brunswick HST 10 15
Newfoundland e Labrador HST 10 15
Nova Escócia HST 10 15
Prince Edward Island HST 10 15

Na prática, isto quer dizer que um produto ou serviço que custe CAD $100 pode tirar da sua carteira CAD $105 em Alberta e CAD $115 na Nova Escócia. Uma senhora diferença quando se soma todos os gastos em um ano e o mesmo vale para o imposto de renda.

Descontos sobre o salário

Vamos imaginar aqui um salário anual de 60 mil dólares canadenses — 5 mil por mês — em Ontário. Sobre este valor, serão descontadas uma taxa federal e outra provincial, além de uma contribuição à previdência social (CPP) e outra para o sistema de seguro desemprego (EI). Todos estes itens somarão então CAD $1.184 deixando no bolso da pessoa CAD $3.816, o que significa 23,7% dos cinco mil mensais. Confira a projeção por cada província do país na tabela abaixo.

Província % de descontos
Nunavut 21,8
British Columbia 22,4
Northern Territories 22,6
Yukon 22.7
Ontário 23,7
Saskatchewan 25,3
New Brunswick 26,6
Newfoundland e Labrador 26,7
Manitoba  27
Prince Edward Island 27,2
Nova Escócia 28
Québec 28,4

De acordo com esta tabela hipotética, uma pessoa faturando 5 mil mensais em Nunavut ficará com CAD $3.942 dólares após os descontos, enquanto quem trabalha no Québec recebendo o mesmo salário ficará com CAD $3.581 de salário líquido.

Claro, porém, que estes números não contam toda a história. As porcentagens vão variar de acordo com o nível do salário e as condições familiares do trabalhador — se a pessoa é solteira, se tem dependentes etc. Do mesmo modo, há impactos positivos e negativos do uso do dinheiro recolhido como imposto. 

Québec, por exemplo, tem a maior carga tributária do país sobre salários, mas tem também um sistema fantástico de subsídios para creches, o que faz a diferença de imposto sumir num segundo para quem tem crianças pequenas. 

Para calcular de maneira mais aproximada os descontos sobre o seu salário, use esta calculadora.

Para saber mais sobre impostos sobre salários, visite o site do governo do Canadá.

Crédito: Link de origem

- Advertisement -

Comentários estão fechados.