Baía das Gatas, São Vicente – Em Cabo Verde, uma piroga com onze sobreviventes deu à costa, hoje, na praia do Norte da Baía das Gatas, em São Vicente. Os cidadãos terão deixado a Mauritânia no sábado. No local, as autoridades cabo-verdianas iniciaram o processo de identificação dos migrantes que têm entre os 16 e os 26 anos de idade.
Publicado a:
2 min
As autoridades cabo-verdianas garantem que segundo as informações recolhidas junto dos migrantes, onze no total, terão embarcado numa piroga a partir de Nouadhibou, na Mauritânia, no sábado passado. Numa das praias do Norte da Baía das Gatas o vereador da Proteção Civil e Bombeiros da Câmara Municipal de São Vicente, Anilton Andrade detalhou a forma como os cidadãos que dizem ser do Mali foram avistados pelos moradores locais:
“Hoje de manhã, por voltas, das 07h15 minutos, recebemos o alerta da Polícia Nacional sobre uma embarcação que dava à costa nesta zona do Norte da Baía, com onze pessoas a bordo, com idades compreendidas entre os 16 e os 26 anos e, segundo informações colhidas pela Polícia Nacional, à priori são malianos e deslocaram-se da Mauritânia”, disse o vereador da Proteção Civil e Bombeiros da Câmara Municipal de São Vicente, Anilton Andrade, que acrescentou que os cidadãos vão ser transferidos para o Centro de Estágio da Federação Cabo-verdiana de Futebol, na cidade do Mindelo, transformado em centro provisório de acolhimento de migrantes.
Ainda as autoridades nacionais estão no processo de identificação dos sobreviventes que chegaram a São Vicente, numa piroga de 13,5 metros de comprimentos e 2 de largura. Um menor de 16 anos de idade, com desidratação severa, segundo a delegacia de saúde, já está a ser atendido no banco de Urgência do Hospital Baptista de Sousa. Esta é a segunda piroga com migrantes que dá à costa no litoral de São Vicente, em menos de uma semana. A embarcação encontrada no domingo tinha a bordo cinco cadáveres, quatro pessoas vivas, sendo que uma das pessoas encontrada na encosta já muito debilitada, veio a falecer horas depois, já no hospital. Os quatro restantes sobreviventes, de acordo com informações médicas, estão neste momento estáveis e já tiveram alta hospitalar.
Crédito: Link de origem



Comentários estão fechados.