Cabo Verde: Ação de capacitação quer fortalecer participação das mulheres nos processos democráticos

O Instituto Cabo-verdiano de Igualdade e Equidade de Género (ICIEG) deu início a uma ação de capacitação direcionada para mulheres, com o objetivo de fortalecer a sua participação nos processos democráticos. A cerimónia de abertura, que contou com a presença da Jassira Monteiro, Presidente da Câmara Municipal de Santa Catarina, foi marcada por discursos inspiradores sobre a importância da igualdade de género na política.

No seu discurso, Jassira Monteiro destacou a relevância da iniciativa e enfatizou a necessidade de ação concreta. “Estamos aqui para capacitar e fortalecer as mulheres, para que elas não apenas participem, mas também influenciem ativamente os processos democráticos. As mulheres cabo-verdianas têm muito a contribuir e é fundamental que suas vozes sejam ouvidas,” afirmou a autarca de Santa Catarina.

A Presidente ainda ressaltou a importância da união das mulheres em prol de uma causa comum, retirando “as camadas de medo, preconceito e insegurança, e abraçar a causa comum das mulheres. Temos muito para dar”, enfatizou.

Por sua vez, a Presidente do ICIEG, Marisa de Carvalho, também abordou a urgência de discutir a representatividade das mulheres na política, destacando que, “em ano de eleições autárquicas, é necessário começar a falar das questões da lei da paridade.” Uma ideia sublinhada por Jassira Monteiro que referiu que “não estamos aqui apenas para colorir as listas, mas sim para participar e dar nossa contribuição efetiva.”

As mulheres participantes expressaram a gratidão pela oportunidade de capacitação e partilhar das suas expectativas para o evento. “Um momento de confraternização, auto-conhecimento, partilha e aprendizagem, elevando a equidade do género e maximizando a potencialidade feminina”, disse uma das participantes.

A ação de capacitação, que decorre no Salão Nobre dos Paços do Concelho, abordará temas como igualdade de género na participação política, mecanismos de paridade, liderança feminina e estratégias de comunicação e advocacy. Este evento representa um passo importante na luta pela igualdade de género e pelo fortalecimento da participação das mulheres na vida política de Cabo Verde.

Este é um momento histórico para Santa Catarina e para todas as mulheres cabo-verdianas que estão comprometidas com a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. O ICIEG e seus parceiros reforçam o seu compromisso em promover a igualdade de género e garantir que as vozes das mulheres sejam ouvidas, em todas as esferas da vida política e democrática do país.

Anicia Cabral – Correspondente

Crédito: Link de origem

- Advertisement -

Comentários estão fechados.